5 tendências para bombar no atendimento ao cliente durante e depois da crise da COVID-19

Em tempos de crise, descobrimos coisas novas. Aprendemos a nos superar, evoluímos para sobrevivermos e nos mantermos relevantes. Faz parte do nosso DNA, da nossa alma, da vontade de fazer cada vez mais.

Portanto, não é de se estranhar que cada vez mais empresas busquem formas alternativas de alcançar seus clientes e fornecer a eles um atendimento mais próximo, mais humano e presente nos tempos de pandemia do novo Coronavírus. Mas, e depois? E quando as coisas, lentamente, começarem a ser retomadas da forma como eram antes?

Retomaremos um atendimento mais frio e menos presente?

Seremos lembrados apenas como mais uma empresa puramente interessada em lucrar?

Haverá qualquer lembrança de responsabilidade social, do cuidado e do carinho para com os clientes?

Essas são perguntas que você precisa se fazer desde já. O mundo parou, mas o tempo não. E enquanto você não realiza ações para se aproximar dos seus clientes, torná-los mais informados e fazer com que sua marca se mantenha relevante, mais eles se preocupam com diversos outros aspectos de suas vidas e, aos poucos, vão se esquecendo do seu real papel.

POSICIONE-SE COMO A REFERÊNCIA DOS SEUS CLIENTES

Como contador, você deve se posicionar de forma definitiva agora. Em todos esses anos, boa parte (se não o todo) dos seus clientes te considerou como uma obrigação a mais. Uma burocracia a ser cumprida, uma mera formalidade. É claro, quando uma guia precisa ser emitida, todo mundo lembra do contador… Se a situação aperta, o telefone do contador toca.

Mas, no geral, é isso… O contador está para uma empresa como um médico está para o seu paciente. Contudo, nem todos são capazes de enxergar as coisas dessa maneira. Então, é preciso se reinventar.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para que seu negócio se mantenha relevante e você mantenha sua base de clientes fiel, tudo com base no bom e velho atendimento!

5 TENDÊNCIAS PARA BOMBAR NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

1 – ENVIO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES EM TEMPO REAL

Com tanta desinformação e fontes duvidáveis presentes na Internet, as empresas estão concentrando esforços em levar a verdade aos seus clientes. Não se trata de oferecer um ponto de vista, mas trazer a notícia, o fato, ao usuário ou leitor.

Destaque para o Facebook, que criou um algoritmo que mostra uma notícia verdadeira a cada vez que um usuário curte algo falso. Tudo para evitar a disseminação das tão temidas ‘fake news’.

Agora é o momento de VOCÊ se tornar a fonte de informações relevantes para o negócio do seu cliente. Enviar notícias, informativos e links interativos agora é fácil através dos UX CARDS, uma ferramenta que permite criar cards personalizados com sua marca para o envio no WhatsApp, Facebook e outras redes sociais.

E o melhor: é possível personalizar o texto como você quiser e inserir links interativos.

Conheça os UX CARDS.

2 – ATENDIMENTO MAIS PRESENTE, MESMO REMOTO

Durante e após o fim do distanciamento social, as pessoas precisarão de carinho, dedicação e muita atenção. Muitos terão perdido vários meses de sua vida, alguns terão se despedido de familiares e amigos, outros sairão dessa crise “intactos”, mas com a necessidade de sentirem-se abraçados, importantes, necessários.

As empresas que, durante esse período e após ele, demonstrarem real interesse e cuidado para com a sua clientela, se tornarão mais relevantes e valorizadas por seus consumidores. Não custa perguntar se está tudo bem, se há algo que você possa fazer para ajudar.

Envie boas notícias. Lembre seus clientes de que as pessoas também estão sendo curadas. De que há esperança.

Esperança é o que nos move a ir mais além.

3 – SOLUÇÕES MAIS RÁPIDAS E MENOS BUROCRÁTICAS

Outro ponto importante é ser objetivo. Não há tempo a perder. Contudo, as pessoas irão querer passar mais tempo com seus familiares e amigos após o final da crise. Afinal, todo o tempo do distanciamento social gera saudade, vontade de estar junto.

Portanto, o que puder ser agilizado certamente será. Ofereça soluções completas e objetivas para seus clientes. Seja ágil, tente não redirecioná-los para vários setores da sua empresa para resolver dúvidas ou problemas. Facilite a comunicação. Assim, você e o cliente terão mais tempo sobrando para cuidar de outras atividades ou de fazerem o que gostam.

4 – GESTÃO DE RISCOS SE TORNARÁ AINDA MAIS ESSENCIAL

Afinal, ninguém estava totalmente preparado para uma pandemia. Ainda que, cientistas alertem sobre esse “risco dia sim e dia também” há mais de uma década. Agora, as empresas estão sofrendo os impactos econômicos, sem menosprezar a questão da saúde e da vida.

Os negócios precisarão trabalhar com previsibilidade e medidas de contingência, caso algo dê errado no futuro. Não é uma questão de ser pessimista, mas sim de estar pronto.

Logo, a empresa contábil que se posiciona como um negócio pronto para atuar junto à gestão de riscos e ajudar o empresário a blindar seu negócio financeiramente terá destaque.

Sua rotina de atendimento precisará demonstrar essa preocupação e transmitir a importância de cuidar do negócio como se ele tivesse vida, pois centenas ou milhares de outras vidas dependem dele.

5 – UM ATENDIMENTO MAIS ADAPTÁVEL

É preciso se adaptar. Não sabemos como serão os próximos anos, apenas podemos esperar pelo melhor. Esperança é o que move a todos nós, lembra?

Por isso, devemos ser flexíveis. Temos de nos adaptar e extrair o nosso melhor, mesmo em situações como essa crise. Muita calma e racionalidade, sempre com o máximo de empatia é necessário para analisar os cenários possíveis e ajudar o cliente a tomar decisões. Você não pode se desesperar junto com quem está do outro lado da linha, falando com você e te dizendo que não sabe mais o que fazer para evitar a falência.

É preciso ter uma equipe pronta, altamente capacitada, para lidar com situações assim e reagir o mais rápido possível, sugerindo os caminhos mais eficazes para cuidar do negócio do cliente e conter sangramentos antes das perdas serem ainda maiores.

Foque na gestão de riscos, no uso de inteligência e dados. Trabalhe com o máximo de informações possível, mas de forma organizada. Por fim, faça uso da tecnologia disponível para tornar tudo que foi dito aqui em realidade.