Saber como reter clientes e satisfazê-los durante essa época tão complicada quanto a que vivemos é fundamental. Afinal, estamos falando da maior pandemia que o planeta enfrentou no Século XXI. Além de toda a questão da saúde e da vida, empresas e clientes estão desesperados, sem saber o que fazer.
O medo de investir em estratégias digitais é grande, especialmente porque muitos não sabem por onde começar, e têm medo de desperdiçar o dinheiro que tem, agravando a situação em que se encontram. Nesse caso, esperam pelo melhor e se mantêm como podem.
Como reter clientes fará toda a diferença para o seu negócio?
Bem, essa lógica é bastante simples, se você reter seus clientes, não perderá o faturamento mensal deles. Mais que apenas retê-los, será preciso satisfazê-los. Afinal, eles precisam enxergar algum valor no que você faz e se manter com você durante e após a crise, certo?
A retenção de clientes depende de alguns fatores fundamentais, são eles:
- Conhecer o cliente;
- Ter um bom relacionamento com ele;
- Entregar o que ele precisa e facilitar a sua vida;
- Surpreendê-lo.
E por surpreendê-lo, entenda que você precisará se posicionar como um parceiro estratégico para seus negócios. Ligue, pergunte como estão as coisas, saiba se pode ajudar em alguma coisa. De repente, apresente uma nova solução, produto ou serviço que você está desenvolvendo, mostre-se útil e antecipe os desafios.
O surpreender também pode estar dentro de uma estratégia de conteúdo. Já pensou em informar seus clientes que seu blog contará com notícias e informações muito relevantes para ajudá-los a superar esse momento atual em um regime semanal?
Você teria acessos diários no seu site, tanto de pessoas que já são seus clientes quanto de visitantes que estão conhecendo seus negócios pela primeira vez. Tudo porque está disposto a levar informações relevantes a quem precisa.
O impacto da informação no relacionamento com o cliente
No primeiro momento, isso pode nem parecer tão importante assim. Quantas vezes você já se deparou com um blog que nada tem a oferecer?
Quando falamos sobre como reter clientes, precisamos ter em mente que essa clientela deve ver você como um exemplo a ser seguido.
A ideia é se tornar um centro de informações para o seu cliente. Em tempos onde precisamos estar de olhos bem abertos para checar os fatos e garantir que não estamos lidando com notícias falsas, ter em quem confiar faz toda a diferença.
Temos alguns clientes, inclusive, que já se tornaram a referência da sua própria clientela quando o assunto é manter-se informado. Eles publicam boletins e informativos para facilitar o acesso à informação. Isso não apenas rende milhares de acessos, mas também fortalece a confiança e possibilita que os clientes acessem partes do site que eles não conheciam, incluindo produtos, soluções e materiais que podem ser bastante úteis.
Como saber se os clientes estão satisfeitos?
Falar sobre como reter clientes e não mencionar a satisfação deles é impossível. Afinal, cliente satisfeito tende a ficar mais tempo na casa, mesmo com dificuldades financeiras. É claro, existem forças externas que estão fora do seu controle, mas com exceção delas, você terá maior segurança em relação à permanência da sua clientela, certo?
Estreite o relacionamento
Envie e-mails para seu cliente. Mas, não se atenha apenas a ofertas e promoções. Muitas vezes, não é o momento de fazer isso.
Leve novidades, informações relevantes… De repente, uma nova medida anunciada pelo governo, que pode facilitar a vida do cliente. Ensine algo novo, compartilhe o seu conhecimento e disponibilize-se para ajudar.
Esses e-mails com um contato mais pessoal podem ser usados para adquirir mais informações sobre o que os clientes estão precisando e nortear suas decisões sobre quais serviços oferecer e que direcionamento adotar com a sua empresa.
Crie uma base de dados para seus clientes
Não há como reter clientes, se você não sabe tudo o que precisa sobre eles, certo?
Um CRM ou qualquer outra base de dados serve, dependendo das suas necessidades. O ponto é que você precisará reunir o maior número possível de informações para saber o que enviar e direcionar aos clientes, e quando fazer isso.
Assim, fica mais fácil preparar aquele “algo a mais”, além dos serviços que você já presta.
Legal, né? Continue ligado no blog da UX4YOU para muitas outras dicas que irão turbinar suas estratégias digitais e de conteúdo.
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