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Entendendo o comportamento do consumidor na web

O comportamento do consumidor na web deve ser motivo de atenção, não apenas para quem deseja vender pela internet, mas também para qualquer empresário que possui um site ou redes sociais para divulgar sua empresa.

Afinal, suas estratégias deverão ser pautadas pela forma como seus clientes reagem a certas informações, caso contrário, não serão efetivas e poderão gerar problemas, incluindo o desperdício de tempo e recursos financeiros.

O poder da internet e o comportamento do consumidor na web

Cada vez mais, as pessoas têm poder para decidir o que comprar. Existe uma variedade enorme de produtos e serviços similares, quando não iguais, sendo ofertados na Internet. A diferença está nas condições de pagamento, na segurança oferecida pelo vendedor, nos preços e na comunicação como um todo.

Além disso, contam também as opiniões. Um vendedor com avaliações ruins não venderá tão bem quanto aquele que tem 5 estrelas, é nota 10 e sempre é muito bem recomendado por quem compra. Essa transparência é muito importante para os consumidores digitais, que desejam economizar tempo e dinheiro ao comprarem com as pessoas certas.

Utilize o máximo de dados para compreender o comportamento do consumidor na web

A forma como o seu visitante se comporta é algo que você deve compreender. Para isso, existem várias ferramentas disponíveis, muitas delas gratuitas, como o próprio Google Analytics.

É algo complexo de se mexer, a princípio, mas com a ajuda certa e bastante dedicação, é possível compreender quanto tempo um visitante passa em uma página, de onde veio e para onde vai antes de efetuar uma compra.

O que você precisa saber é que, no geral, antes de comprar algo, o consumidor sequer sabe que precisa do produto. Ele procura sobre a NECESSIDADE que ele possui naquele momento. A partir daí, se depara com textos e vídeos que falam sobre essa necessidade e mostram o caminho para que ele resolva o problema ou situação em que se encontra.

Esse caminho pode consistir em um produto ou serviço, talvez oferecido por você. É aí que ele começa a buscar sobre essa oferta, busca opiniões e o máximo possível de informação a respeito do assunto.

Criar conteúdo sobre seus produtos e serviços é especialmente útil para auxiliar na fase de descoberta e informação, que leva à procura de um produto. De quebra, ainda colabora com a promoção dos seus produtos e serviços.

Já falamos de Marketing de Conteúdo antes, que tal ler aqui?

Atenção redobrada aos seus canais de atendimento

Antigamente, um cliente insatisfeito tinha de ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, o SAC, da empresa ou recorrer ao PROCON para intervir e resolver o problema. Hoje, ele pode simplesmente reclamar em sites como o Reclame Aqui ou escrever uma avaliação negativa, o que compromete a forma como a sua empresa é vista na web.

Por isso, sua empresa precisa estar sempre atenta ao que é dito sobre ela nas redes sociais. Afinal, nada impede que pessoas de má-fé simplesmente escrevam críticas negativas infundadas a seu respeito. É importante ter sabedoria e responder todas as mensagens com o máximo de respeito e dedicação.

Se possível, delete o spam e remova reclamações falsas. Mas, cuidado, pois as verdadeiras devem permanecer, mesmo que sejam avaliações negativas. A vontade de fazer acontecer e a prontidão para resolver o problema são atributos positivos e podem converter uma situação negativa em algo benéfico para a empresa. 

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