Os desafios e oportunidades que chegaram com a crise do coronavírus merecem a sua atenção. Por mais que esteja difícil computar tudo que está acontecendo e encontrar uma saída para melhorar os resultados e fazer sua empresa sobreviver, de certa forma, intacta, é preciso analisar a situação e buscar um caminho.
Pensando em você, separamos algumas dicas que nos ajudaram bastante durante esse período (e ainda ajudam). Não se trata de uma estratégia pronta ou uma fórmula de sucesso, até porque isso não existe. Mas, são dicas valiosas, que farão toda a diferença na forma como você está encarando esse período e que te permitirão encontrar clientes ávidos pelo que você oferece.
Os desafios durante a pandemia do coronavírus
Analise seu mercado. Veja quantas empresas estão passando por problemas parecidos. Isso é terrível, certo?
Ter de cortar custos, muitas vezes demitir funcionários e segurar as contas até ter uma quantia razoável no caixa, entre outras medidas, é necessário. Talvez, você até tenha que romper contratos com alguns fornecedores, pois o lucro está diminuindo e, em breve, pode não sobrar nada para pagar os salários dos seus colaboradores, o que iria gerar um problema ainda maior.
Os desafios durante esse período complicado incluem:
- Impossibilidade de realizar vendas presenciais;
- Estabelecimento fechado ou horário reduzido;
- Necessidade de migração para o ambiente online;
- Redução nos pedidos dos clientes;
- Preço mais alto com fornecedores;
- Problemas na aquisição de matéria-prima ou produtos prontos;
- Redução de pessoal;
- Adoção de medidas de higienização e prevenção contra o coronavírus.
Alguns desses problemas são inevitáveis. Outros, podem demandar um novo olhar sobre a situação. Isso pode criar oportunidades de negócio que você ainda não conhecia ou não sabia como aproveitar, tais como as vendas pela Internet ou divulgação da sua empresa online.
Vamos analisar algumas dessas possibilidades juntos?
As oportunidades que você pode aproveitar durante essa crise
Bem, para isso, escolhemos o formato de perguntas e respostas. Usaremos algumas dessas perguntas para explicar as oportunidades que você pode aproveitar.
Não posso mais receber clientes na minha loja, o que faço?
Busque vender online e entregar seus produtos diretamente na residência da pessoa. Existem várias plataformas gratuitas, que te ajudam com formas de pagamento e colocação dos produtos online (já até falamos sobre isso neste artigo).
Não sei como divulgar meus serviços e produtos pela internet, e agora?
Comece pelo básico. Seu site precisa estar em ordem, seus canais de atendimento devem estar bem claros. Atente-se ao WhatsApp, ao telefone e ao e-mail. Quanto mais acessível você estiver, melhor para o público.
Depois disso estar em ordem, diga aos seus clientes que está atendendo online. Envie mensagens por e-mail e WhatsApp. Considere investir um pouco em anúncios nas redes sociais para alcançar mais pessoas na sua região.
Meu fornecedor aumentou muito os preços, o que faço?
Se subir o preço dos seus produtos não é uma opção, pode ser o momento de buscar uma alternativa ao que você oferta atualmente. Algo mais em conta. Assim, você pode continuar vendendo seus produtos com preço maior, mas também oferece uma alternativa que cabe no bolso de clientes com menor poder de compra.
Tive que reduzir pessoal, com isso, meu trabalho dobrou, e agora?
Pode ser bastante vantajoso terceirizar as atividades da empresa para freelancers. Eles também estão passando por maus bocados e custam consideravelmente menos do que um funcionário efetivo.
Por fim, pode ser hora de começar a investir em experiências digitais. Do que você conseguir economizar, pode valer a pena separar um pouquinho e investir na divulgação do seu negócio pela web, além de, como já mencionei, investir nas vendas online.
Conte com a UX4YOU para te ajudar a superar essa crise
Legal, né? Continue ligado no blog da UX4YOU para muitas outras dicas que irão turbinar suas estratégias digitais e de conteúdo.
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