O empreendedorismo sustentável tem se mostrado como uma onda para ganhar a fatia do mercado que se importa com o meio-ambiente e com a forma como os negócios são conduzidos pelas empresas. É importante se atentar a essa tendência e saber como a sustentabilidade favorece sua imagem.
Pensando em você, desenvolvemos um mini guia que aborda todas as questões do empreendedorismo sustentável de um ponto de vista de marketing e publicidade. Veja só!
Empreendedorismo Sustentável – o que é?
Esse termo se refere a empresas que se preocupam com o meio-ambiente e que se comprometem a conduzir seus negócios sem comprometer as gerações futuras. Mas, não só isso. As empresas sustentáveis são constantemente avaliadas pelo público-alvo que consome seus produtos, não apenas no que tange à sua postura diante do meio-ambiente, mas também em relação à forma como lida com seus colaboradores, sócios e fornecedores.
Empresas que exploram trabalhadores, que são pouco transparentes ou que possuem processos de contratação nebulosos e com requisitos considerados errados são verdadeiramente massacradas na Internet, o que gera prejuízos sérios à sua imagem, podendo comprometer até a relação com investidores e patrocinadores.
Logo, podemos entender que a sustentabilidade da empresa está ligada tanto ao seu papel ambiental quanto social.
Por que se preocupar com a sustentabilidade?
As empresas que se preocupam apenas com o lucro, sua obtenção imediata e que não têm planos a longo prazo tendem a sobreviver bem menos que as organizações que se comprometem a colaborar com o meio-ambiente.
O público não está interessado apenas nos produtos que uma empresa tem a oferecer. As pessoas buscam conhecer o processo de produção e as características que tornam aquele produto único.
Um produto que é desenvolvido após testes em animais, ou através da exploração da força de trabalho, da contaminação do meio-ambiente ou de quaisquer outras formas ilegais, criminosas ou mal vistas, acaba por ser descartado também pelo seu público consumidor. Ou, pelo menos, por uma grande parcela dele.
Em contrapartida, cresce a demanda por empresas que respeitam o meio-ambiente, seus colaboradores, parceiros e fornecedores. Esse tipo de ação, que deveria ser básica, gera resultados positivos e atrai a atenção de novos consumidores. É uma forma de mostrar como a empresa é importante, não só para seu público, mas também para o ambiente em que se instalou.
O empreendedorismo sustentável chegou para ficar, e quem não se adaptar acabará ficando para trás.
Como adotar o empreendedorismo sustentável?
Conhecendo o conceito de sustentabilidade e compreendendo como ele pode ser aplicado à sua empresa, considerando o tipo de trabalho que você exerce com seu negócio. Além disso, vale a pena perguntar a seus filhos, netos e até mesmo amigos e colaboradores sobre o mundo que eles gostariam de viver amanhã. Isso ajuda a nortear suas práticas.
No mais, é bem fácil começar a dar pequenos passos em direção a uma realidade mais sustentável e positiva para o seu negócio. Quer ver como?
- Reduzindo o consumo de água e energia na empresa;
- Eliminando ou reduzir o uso de copos plásticos descartáveis, dando canecas ou copos de silicone para cada funcionário;
- Formando parcerias com ONGs e instituições que favorecem grupos de pessoas e promovem seu bem-estar;
- Trocando equipamentos antigos por novos, que consomem menos energia;
- Reduzindo o volume de embalagens utilizadas ou trocando essas embalagens por materiais recicláveis ou com impacto menor no meio-ambiente.
Vale conscientizar seus colaboradores a respeito dessas práticas e também adotar políticas mais transparentes. Sua empresa só tem a ganhar! Quando todos conhecem a importância de suas ações e os processos de trabalho que devem ser desenvolvidos, fica mais fácil cuidar do meio-ambiente e, claro, das pessoas que nele habitam.
Os ganhos que sua empresa terá com isso serão muitos. Basta saber comunicá-los. Afinal, as pessoas precisam saber que seu negócio é eco-friendly e que seus colaboradores são felizes no trabalho, que você e seu time estão dedicados a tornar as vidas das pessoas melhores e que existe consciência ambiental e social sobre tudo que é realizado na empresa.
Para isso, você precisa contar com uma agência de marketing que entende a essência do seu negócio e traduz seus ideais para a linguagem do seu público-alvo, adaptando a comunicação para a nova era da internet e do consumo sustentável. Sabe quem é assim? A UX4YOU.
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