A importância do relacionamento com o cliente em tempos de pandemia

Relacionamento Com Cliente - UX Academy

Sumário

O relacionamento com o cliente precisa ser a base de qualquer estratégia que você venha a desenvolver nos próximos meses, não apenas porque estamos vivendo tempos incertos, mas, porque estreitar essa relação é algo que tende a ser bastante proveitoso para o seu negócio.

E por proveitoso, entenda, não estamos falando apenas de um lucro a mais aqui ou ali, mas de um relacionamento duradouro e lucrativo, podendo ser realmente longevo.

A importância do relacionamento com o cliente e o sentimento de “ser deixado de lado”

Tecnicamente falando, o relacionamento começa no primeiro contato, antes mesmo de a pessoa ou empresa se converter em um cliente seu. Então, o cuidado precisa vir desde o primeiro momento, a atenção tem de ser dedicada. Não basta simplesmente enviar mensagens genéricas e esperar que isso resulte em alguma coisa.

Um grande erro de empresas em geral é acreditar que essa atenção especial deve ser dedicada apenas até o momento da venda ser concretizada. Essa crença se dá, em grande parte, pois, a equipe de vendas ou mesmo a chefia acredita que essas ações não são lucrativas, consomem tempo e recursos financeiros que poderiam ser dedicados a outras ações.

Bom, essa lógica pode até parecer fazer sentido, mas a verdade é que os clientes podem sentir-se abandonados depois de efetivarem a compra de um produto ou serviço. Imagine ser tratado como um rei até o momento da aquisição, e quando ela acontece, ninguém te mandar mais nenhuma mensagem… É como se tudo que o outro lado queria fosse apenas o seu dinheiro. A sua satisfação, sua experiência, nada disso importa…

É esse tipo de sentimento que você deseja causar no seu cliente?

Acho que não. Quero acreditar que não é!

Agora, imagine isso no período em que vivemos, onde absolutamente tudo é motivo para preocupação. Afinal, vidas estão em jogo, empresas estão se desfazendo, empregos estão sendo cortados e a única certeza é a incerteza.

Um relacionamento sólido pode fazer a diferença quando o cliente colocar a cabeça no travesseiro e pensar quais custos cortará a seguir. Se a sua empresa não fornece um bom relacionamento, produtos ou serviços que realmente fazem a diferença no dia a dia do cliente, provavelmente será o próximo alvo do corte de custos.

Por onde começar a estreitar e fortalecer o relacionamento com o cliente?

Comece repensando seu conteúdo e suas formas de se comunicar. Ninguém quer receber uma ligação em um momento inoportuno, e fazer uma chamada de vídeo nem sempre é possível.

Muitas vezes, basta um e-mail, uma mensagem no WhatsApp, um artigo no seu blog. Portanto, é preciso estruturar seus canais de comunicação e pensar em como utilizá-los de forma efetiva, entendendo qual é o melhor momento para agir e mandar uma mensagem, criar um artigo informativo ou enviar aquele e-mail que aquece o coração e pergunta “você está precisando de alguma coisa? Podemos te ajudar com isso e aquilo”.

Mesmo que os seus serviços não possam ajudar mais do que já fazem e você não tenha nada “novo” a oferecer. Se disponibilizar para ajudar e se mostrar presente é algo que faz toda a diferença.

E por que não tornar-se uma central de informações relevantes para seus clientes? Compartilhe aquela atualização que pode ser positiva para o presente e o futuro dele.

Mande uma boa notícia. Celebre.

O impacto da informação no relacionamento

No primeiro momento, isso pode nem parecer tão importante assim. Quantas vezes você já se deparou com um blog que nada tem a oferecer?

Sua clientela deve ver você como um exemplo a ser seguido.

A ideia é se tornar um centro de informações para o seu cliente. Em tempos onde precisamos estar de olhos bem abertos para checar os fatos e garantir que não estamos lidando com notícias falsas, ter em quem confiar faz toda a diferença.

Temos alguns clientes, inclusive, que já se tornaram a referência da sua própria clientela quando o assunto é manter-se informado. Eles publicam boletins e informativos para facilitar o acesso à informação. Isso não apenas rende milhares de acessos, mas também fortalece a confiança e possibilita que os clientes acessem partes do site que eles não conheciam, incluindo produtos, soluções e materiais que podem ser bastante úteis. 

Estreite o relacionamento

Envie e-mails para seu cliente. Mas, não se atenha apenas a ofertas e promoções. Muitas vezes, não é o momento de fazer isso.

Leve novidades, informações relevantes… De repente, uma nova medida anunciada pelo governo, que pode facilitar a vida do cliente. Ensine algo novo, compartilhe o seu conhecimento e disponibilize-se para ajudar.

Esses e-mails com um contato mais pessoal podem ser usados para adquirir mais informações sobre o que os clientes estão precisando e nortear suas decisões sobre quais serviços oferecer e que direcionamento adotar com a sua empresa.

Legal, né? Continue ligado no blog da UX4YOU para muitas outras dicas que irão turbinar suas estratégias digitais e de conteúdo.

Estamos aqui para ajudar!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelos comentários, e-mail, telefone ou WhatsApp. Estamos em todos os lugares. 🙂

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