O posicionamento digital é um passo importantíssimo para uma empresa que deseja se tornar relevante na internet. Isso não é algo restrito a negócios digitais e qualquer marca cujo público navega na web pode investir em seu posicionamento.
Posicionar-se digitalmente significa, entre muitas coisas, mostrar ao que sua empresa veio. A internet é um ambiente vasto, com oportunidades praticamente infinitas. A questão é estar pronto para recebê-las! As pessoas estão constantemente procurando por algo que possa servi-las. Seja um produto, uma solução ou serviço, sempre haverá alguém para procurá-lo em algum lugar… Para alcançar esses clientes em potencial, você precisa saber ser encontrado. E é aí que o posicionamento digital entra.
O que é posicionamento digital
A maneira como sua empresa se posiciona diz muito sobre ela. Isso significa que toda sua comunicação influencia a forma como clientes em potencial, curiosos e até concorrentes a enxergam. E antes de trabalhar em captar novas oportunidades, é preciso garantir que todas as estrelas estejam alinhadas, que sua comunicação esteja impecável e que as forças do seu negócio estejam em destaque em todo o ambiente digital.
O Marketing Digital começa pelo posicionamento. Sabemos que, como alguém que está investindo em algo, você quer ver o retorno disso o quanto antes. Entretanto, é preciso compreender que tudo tem seu tempo e é preciso seguir um processo para garantir os melhores resultados. Afinal, ninguém quer coletar apenas migalhas como resultado de um trabalho tão complexo!
Frentes do posicionamento digital
Quando toda sua comunicação aponta para suas especialidades, quando existe uma preocupação real em demonstrar que seu negócio traz benefícios, soluções, tranquilidade e muito mais valor à vida do cliente, a percepção do público sobre o que seu negócio faz muda completamente…
As frentes de posicionamento incluem:
- Seu site;
- Suas redes sociais;
- Seu blog;
- Qualquer texto ou vídeo institucional.
Você não precisa trabalhar tudo isso ao mesmo tempo. E sim, há outras frentes que se conectam com outras áreas, como relacionamento e vendas. Mas, para quem está começando a entender como posicionar sua empresa, é importante dar um passo de cada vez.
3 dicas de posicionamento digital
Agora que estamos na mesma página, vamos às dicas. Elas são super rápidas, mas muito valiosas. Servirão como seu lembrete de bolso para garantir que você se mantenha nos trilhos do posicionamento digital.
1 – Veja sua empresa e produto ou serviço pela perspectiva do cliente
O ego pode ser um dos seus maiores inimigos no posicionamento digital. Quando somos donos de algo, gostamos de deixar tudo com “a nossa cara”. Contudo, se tratando de uma empresa, tudo deve girar em torno do cliente. Seu modelo de negócio, seu produto ou serviço foram feitos para atender uma demanda, certo?
Quando sua empresa tem um posicionamento que agrada você, mas não tem nada a ver com o que seu cliente vive, precisa e quer, acaba por perder excelentes oportunidades de negócio. Posicionar-se na internet significa identificar o curso correto e segui-lo sem se desviar do caminho.
2 – Entenda o que seus concorrentes estão fazendo
Essa é uma boa maneira de determinar o curso ideal para o seu posicionamento. Concorrentes experientes já testaram, erraram e corrigiram seus cursos. Por isso, eles entendem bem a trajetória dos negócios. Entretanto, lembre-se: você não deve copiar seus concorrentes.
Cada empresa possui suas próprias particularidades. É importante saber identificar as fraquezas e forças do seu negócio e do concorrente. Assim, você pode se adaptar e fortalecer ainda mais seus pontos fortes diante da clientela.
3 – Identifique as necessidades do mercado
Não basta que sua empresa seja muito boa no que faz. É preciso que o negócio se mantenha sempre atualizado sobre as tendências e movimentos da concorrência. Do contrário, a empresa ficará para trás, obsoleta.
Atualize-se. Estude novas tecnologias, formas diferentes de aplicar os serviços e produtos que você já desenvolveu. Isso ajudará a criar novas estratégias e irá contribuir para a adaptação do seu negócio.
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