Como atrair clientes na minha região

Retencao De Clientes Qual A Importancia Do Customer Success Para O Seu Negocio - Blog UX4YOU

Sumário

Quem nunca se perguntou “como atrair clientes na minha região?” que atire a primeira pedra… Todo empreendedor já teve um momento de reflexão, seja antes de tentar dormir (provavelmente sem sucesso) ou ao longo do expediente.

Você tem um negócio de porte pequeno ou médio, mas não sabe como atrair clientes para ele? Presta serviços ou vende produtos de alta qualidade, mas não consegue transmitir isso para o seu público-alvo? Boas notícias! Há maneiras de resolver a situação e gerar muito mais oportunidades para o seu negócio!

Vamos conhecer?

A resposta para “como atrair clientes na minha região” está na estratégia

E acredite: por mais que pareça difícil, a princípio, as ações iniciais são extremamente simples, e pavimentam o caminho para algo maior, que você irá explorar quando estiver pronto para isso.

“Tá, me conte logo como atrair clientes na minha região!”, você diz. E eu digo que sim! Vou te contar isso já… Mas, quero que você entenda uma coisa: a primeira etapa é relativamente simples, mas não significa que você deverá fazê-la sozinho. Não hesite em pedir ajuda, ok?

No mais, esclareço que isto não é um tutorial. Eu simplesmente irei lhe dizer as ações que pavimentam o caminho para atrair mais clientes para sua empresa, na sua região. Se você quiser a minha ajuda para realizar cada uma dessas etapas, eu ajudarei com prazer. Mas, falamos disso depois, tá?

Agora, sente-se na sua cadeira mais confortável, beba um copo d’água e prepare-se para aprender!

Sua empresa já pode ser vista na Internet?

Um dos maiores, senão o maior erro de qualquer empresa, é achar que, por ter clientes locais, não precisa estar na internet. E tem mais: às vezes, o empreendedor até quer estar na web, mas utiliza-se de ferramentas extremamente básicas e acaba criando sites desinteressantes, do ponto de vista do consumidor.

O ponto é: toda empresa precisa estar na internet. Não importa se você não irá atender clientes pela web. Eles precisam saber que você existe e como te encontrar. É o mínimo e não dá para fugir disso!

Inclusive, devo dizer: você irá me agradecer por abrir os seus olhos quanto às possibilidades da internet. Se você ainda é um empreendedor que não quer se aproximar tanto das transformações digitais, seja por medo de fazer algo errado, ou por não entender como funciona, deixe que te ajudo.

Começando por um bom site

Esse é o princípio de tudo na web. Uma empresa respeitável precisa de um site que faça jus à sua imagem. Ou seja, nada daqueles websites criados no final dos anos 1990, com aparência rústica, carregamento lento, várias imagens que destoam do layout, entre outros pontos.

Seu site precisa ser BOM. Com B, O e M maiúsculos. Deixe o minúsculo para o concorrente, o diminutivo também. Ninguém quer ter um site que é “bonzinho”, “legalzinho” ou “razoável”. A mediocridade é justamente o que separa o joio do trigo aos olhos do consumidor, e o consumidor sempre irá escolher o trigo.

O que eu quero dizer é: se o site é bom, o consumidor tem chances de querer os seus serviços ou produtos. Significa que ele irá comprar de você, com absoluta certeza? Não.

Agora, se o seu site é ruim, se as informações são confusas e o cliente não tem ideia de como chegar até você, ele definitivamente não irá comprar de você. E eu não sei você, mas entre um “não” e um “talvez”, eu prefiro o talvez.

Eu também já martelei a cabeça pensando em como atrair clientes na minha região

Mas isso foi há uns 10 anos ou mais. Eu conheci especialistas, aprendi com eles, me especializei no assunto e hoje tenho certeza que tudo começa com um bom site. Claro, o site por si só não basta, porque se bastasse, todos estariam abarrotados de clientes o tempo todo… Mas é o começo.

E tem mais: existe uma coisinha chamada Gestão de Tráfego. Essa coisinha maravilhosa é justamente o que leva mais pessoas ao seu site, tornando-o cada vez mais popular. O que muita gente não sabe, porém, é que ela funciona de médio a longo prazo.

Para atrair clientes na minha região a curto prazo, eu trabalho com meu site, deixo a Gestão de Tráfego fazer o seu trabalho e, em paralelo, eu atuo com anúncios pagos e o Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é a chave para eu atrair clientes na minha região

Sim. Com meu site preparado para receber clientes, eu posso trabalhar com o Google Meu Negócio de maneira muito prática e tranquila. Basta cadastrar minhas informações, o horário de funcionamento, endereço, telefone de contato, meu site e até fotos e logo da minha empresa.

Pronto. As pessoas poderão, agora, me encontrar através do Google e do Google Maps.

Legal, né?

Configurar tudo isso é bem simples (eu te disse que seria!), mas você precisa ter um site, no mínimo, agradável para proporcionar uma boa experiência ao cliente. De qualquer forma, vá até o Google Meu Negócio e cadastre-se.

Depois disso, com um site preparado para receber visitantes e uma estratégia de gestão de tráfego em andamento, você poderá trabalhar com anúncios pagos. Esses anúncios podem ser veiculados no Google, no Facebook, Instagram e até em outros sites.

Porém, você não deve trabalhar com anúncios pagos por conta própria SE não tiver certeza do que está fazendo. Como o nome sugere, você precisa pagar para que eles rodem na internet. E se você configurar qualquer informação errada, poderá perder todo seu investimento em questão de DIAS.

Por isso, eu te digo: a criação do perfil do Google Meu Negócio e a decisão de criar um site novo são etapas simples. São coisas que você pode fazer sozinho, agora mesmo. Já a criação efetiva do seu novo site, planejando oportunidades, estratégias de Gestão de Tráfego e Anúncios Pagos são etapas que devem ficar para um futuro próximo, quando você estiver preparado para fazer isso.

E essa preparação pode vir de duas formas: ou você se torna um especialista em Gestão de Tráfego, Construção de Sites com foco em UX e Campanhas Pagas (enquanto cuida do seu negócio atual), ou conta com o apoio de especialistas em tudo isso e mais um pouco. Deixo essa escolha com você!

Se precisar da minha ajuda para qualquer coisa, ou se quiser tirar uma ou mais dúvidas, estou à sua disposição. Conte comigo para o que precisar!

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