Sua reputação digital está em jogo! Qualquer ação não planejada pode impactá-la negativamente e manchar a imagem da sua empresa para todo o sempre. Mas, o que isso significa e o que fazer?
Atenção! Este conteúdo é parte de uma tetralogia, um especial em 4 partes que reúne:
- Por que você deve PARAR de enviar seus e-mails e repensá-los;
- Entendendo o comportamento do consumidor na web;
- Comprar mailing pode destruir suas estratégias digitais;
- Como proteger sua reputação digital e o que isso significa.
Recomendo que leia os artigos anteriores para compreender melhor o que estamos falando aqui, mas caso não tenha tempo agora, salve os links para depois. Vamos contextualizá-lo sobre sua reputação digital.
O que é reputação digital, e por que ela é importante?
A reputação digital é algo que você deve proteger a qualquer custo. É o que o mundo pensará de você e da sua empresa, ao avaliar suas ações e verificar o que os outros estão comentando a respeito.
Desde seu posicionamento sobre algumas causas até a forma como você promove e executa seus serviços. Tudo isso estará disponível para o público, e a transparência é uma faca de dois gumes. Um erro e tudo pode ser colocado a perder.
Erros incluem:
- Não entregar o que promete;
- Responder comentários de forma grosseira ou negativa;
- Deletar críticas;
- Não responder críticas;
- Falar mal dos concorrentes;
- Compartilhar e criar notícias falsas;
- Comprar listas de leads;
- Plagiar conteúdo;
- Não creditar autores e propriedades intelectuais;
- Se apropriar de algo que não é seu;
- Fazer uso de práticas negativas para se posicionar no Google;
- Se promover através de personalidades polêmicas e que vão contra o bom-senso;
- Criar anúncios em sites propagadores de fake news;
- Praticar preços abusivos;
- Denegrir a imagem de alguém ou de uma causa.
Como proteger a reputação na internet?
O primeiro e mais importante passo é evitar falar mais do que deve. Não há nada errado em se posicionar a favor de uma causa. Mas, cuidado com o cunho político. Evite assumir lados políticos ou causas extremas.
Se quiser declarar apoio a uma causa, comunique isso da forma mais respeitosa possível. Porém, tenha em mente que o público que não concorda tende a deixar de seguir sua empresa e possivelmente de comprar com você. Mas, isso não é um problema, pois o seu posicionamento também define o público-alvo que tem em mente, e pessoas que vão contra os ideais da empresa podem estar fora do seu target.
Responda as interações dos seus clientes e público visitante com muita dedicação e atenção. Cuidado com os propagadores de notícias falsas, que abusam de comentários e reviews para falar mal sem motivo algum. Responda sempre de maneira educada, evite conflitos e resolva problemas.
Fique atento a canais de comunicação e avaliação
Reclamações, críticas e sugestões podem surgir em um piscar de olhos. Descubra se sua empresa está sendo mencionada em portais como o ReclameAqui, e se for o caso, peça para seus representantes no ambiente digital cuidarem do assunto.
Proteger sua reputação digital não significa nunca cometer erros, mas sim trabalhar para resolvê-los o quanto antes. Ninguém está isento de errar. O importante é admitir o erro e garantir que ele não aconteça novamente.
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