Como Vender com E-mail Marketing? É possível?

Como Vender Com E Mail Marketing - Blog UX4YOU

Sumário

Se você está se perguntando sobre Como Vender com E-mail Marketing, chegou ao lugar certo! Hoje vou te explicar tudo sobre esse assunto, que é sempre tão procurado.

O E-mail Marketing continua sendo uma ferramenta excelente para construir relacionamentos entre você, sua empresa e seus clientes. E você também pode usá-lo para potencializar suas vendas.

Entretanto, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Não é porque você tem o e-mail do cliente em potencial, que irá lotar seus conteúdos com ofertas! Vamos aprender mais sobre isso?

Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Lembre-se disso, Peter.

Como Vender com E-mail Marketing – o que não fazer

Antes de você aprender o que precisa fazer, é necessário conhecer o que não deve, em hipótese alguma, fazer.

Primeiramente, esqueça tudo que você acha que sabe sobre e-mail marketing. Mesmo que esteja certo, peço que se abra a novas possibilidades a partir de agora!

Ninguém gosta de ser bombardeado com ofertas. Por isso, jamais envie várias ofertas consecutivas, especialmente se o seu lead não tem interesse no que você enviou antes.

Enviar uma nova oferta no primeiro contato nunca é uma boa ideia. É como ir ao primeiro encontro com um pedido de casamento. O máximo que você irá conseguir é uma ordem de restrição.

E-mails consecutivos são irritantes. Por isso, opte por mensagens periódicas, não diárias.

Fuja de listas de e-mail compradas. Além disso ser uma furada sem tamanho, porque não dá resultados, pode trazer sérios problemas com a lei.

Relacionamento é tudo

Em outras palavras, você precisa entender que o e-mail marketing é uma ferramenta de relacionamento. Essa é a função principal da ferramenta, e você precisa saber usá-la ao seu favor.

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Significa que não pode ser usada para vender? Claro, ela pode ser uma excelente maneira para aumentar suas vendas, mas deve ser utilizada com sabedoria.

Basicamente, você precisa de uma estratégia de e-mail marketing muito sólida para relacionamento e vendas. E isso não significa que o e-mail marketing será uma grande porta para vender, mas ela certamente irá ajudar.

Então, coloque na sua mente: antes de saber como vender com e-mail marketing, você precisa dominá-lo como ferramenta de relacionamento. Do contrário, seus resultados serão pífios e você acabará dizendo que a culpa é minha (rsrs).

Construindo uma boa estratégia de e-mail marketing

Antes de qualquer coisa, você precisa ter uma estratégia de aquisição. Isso significa que você deverá planejar quais serão seus canais de aquisição.

Um canal de aquisição pode ser:

  • Seu site;
  • A página de contato;
  • O blog;
  • Uma página de vendas;
  • Uma página de conversão;
  • Entre outros.

Construa sua estratégia de aquisição, desenhe um funil de vendas e entenda que o e-mail marketing entra justamente na parte de relacionamento. Nessa etapa, você poderá enviar conteúdos que fazem sentido com o canal de aquisição por onde o lead veio.

Isso é determinante, pois o canal de aquisição define o momento e a realidade daquele cliente em potencial. É com base nisso que você irá criar conteúdos para aquele lead específico, ou melhor, para a lista de segmentação em que ele se encontra.

Criando listas de segmentação

As listas de segmentação funcionam como “grupos” de leads. Basicamente, você irá enviar e-mails específicos para cada lista de segmentação, de forma a variar sua comunicação e alcançar diversas etapas do funil de vendas.

Como Vender Com E Mail Marketing Lista Segmentada - Blog UX4YOU

Continuando, isso é relativamente simples, mas requer entendimento do funil que você construiu e dos canais de aquisição, além de uma plataforma que reúna essas informações de maneira prática e ágil.

Ferramentas de CRM e gestão de e-mail marketing facilitam bastante o trabalho.

Como vender com e-mail marketing e quando fazer isso?

Essa é a pergunta mais difícil. Saber como vender com e-mail marketing é um misto de experiência e percepção. Você precisa “sentir” a temperatura do lead e compreender se ele está pronto para receber uma oferta.

Normalmente, vender com e-mail marketing significa trazer ofertas relacionadas a produtos que seu lead já consumiu, criar ofertas sazonais, aproveitar datas comemorativas e coisas do tipo.

Contudo, nem sempre é assim. No final, tudo volta para o começo: a estratégia de aquisição. É a forma como você a construiu que irá ditar o que você pode ou não fazer com o e-mail marketing.

Para começar, eu sugiro que você crie uma newsletter para seu site e blog, pois ela será um canal de aquisição. Conforme você explora melhor a sua marca, seus serviços e produtos, fica mais fácil determinar outros canais de aquisição e maneiras de capturar oportunidades e vender mais.

O E-mail marketing te ajuda a vender mais e melhor

Uma das coisas mais legais sobre o e-mail marketing não é nem a venda em si. É a possibilidade de melhorar a experiência do seu cliente antes, durante e após as vendas. Isso permite que você se relacione melhor com ele e torne sua marca ainda mais memorável. Assim, quando você enviar novos e-mails, eles sempre poderão ser considerados como relevantes e interessantes.

Por fim, me conte: você já tem uma estratégia de e-mail marketing em vigor? O que acha que precisa para entender como vender com e-mail marketing?

Pode contar comigo para te ajudar nessa jornada. Sou especialista em gestão de tráfego, planejamento e construção de canais de aquisição e estratégias de marketing e vendas. Posso colaborar com você e te apresentar novas e empolgantes possibilidades.

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