Como vender mais pela internet: aproveitando todo o potencial dos seus recursos

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Como Vender Mais Pela Internet - Blog UX4YOU

Sumário

Quando você se pergunta sobre como vender mais pela internet, faz pesquisas e procura especialistas no assunto, se depara com várias estratégias diferentes. Mas, afinal, o que funciona ou não?

A minha resposta a você é: você precisa entender os recursos que possui e como aproveitar ao máximo o seu potencial. Não basta investir em uma dezena de canais diferentes, sem ter uma estratégia concreta por trás de tudo.

Independentemente do quanto você tem, sempre haverá uma forma de potencializar o seu negócio. Claro, os resultados tendem a ser proporcionais aos recursos que você possui. 

Se você tem um pouco mais de dinheiro para investir em anúncios pagos, certamente terá mais retorno através dessa fonte. Enquanto isso, quem trabalha unicamente com indicações tende a colher os frutos apenas nessa frente.

Então, vamos aprender sobre como vender mais? Chegou a hora de entender quais são os passos básicos para aproveitar novas estratégias e alcançar cada vez mais pessoas na internet.

Como vender mais pela internet com uma máquina de vendas

A máquina de vendas é um mecanismo poderoso, onde você coloca dinheiro e que, com base no seu investimento e estratégia, imprime mais dinheiro. É daí que vem a popular frase em inglês “it prints money!” – “isso imprime dinheiro!” em tradução livre.

Calma, não se trata da impressão literal de dinheiro. É sobre saber fazer o melhor com os recursos que você tem e trazer bastante retorno.

Trata-se de qualquer produto, negócio ou serviço que gere muitos resultados em pouco tempo. Que te faz recuperar o que você investiu e ainda gera muito lucro. E acredite: se você tem uma empresa e um produto ou serviço, e há demanda para ele, é possível criar uma máquina de vendas pela internet. 

Vamos começar pelo seu público-alvo: você o conhece?

A definição do seu público-alvo é fundamental para alcançar o sucesso com qualquer estratégia e vender mais pela internet. Isso não se limita ao que você conhece como marketing ou à publicidade, mas se estende a cada detalhe do seu negócio.

Primeiro, vamos separar as duas coisas.

Marketing é o estudo de mercado, toda a estratégia que solidifica a sua empresa e quaisquer ações voltadas ao seu cliente. Isso inclui a definição do público-alvo, a criação de estratégias de comunicação, a criação de um funil de vendas e quaisquer ações de relacionamento com o cliente, entre muitos outros aspectos.

Publicidade é um meio de alcançar o seu público-alvo. Isso inclui anúncios e qualquer outro tipo de propaganda. 

A publicidade depende das estratégias do marketing para acontecer, e se você não tem toda essa parte bem definida, qualquer tentativa de alcançar o público-alvo irá falhar ou, no mínimo, não terá resultados satisfatórios. Será como atirar em um alvo no escuro, com os olhos fechados e as mãos amarradas.

Por que definir seu público-alvo?

Se você já tem um modelo de negócios estruturado, já possui uma definição razoável do seu público-alvo, mesmo que não se lembre disso. Afinal, os seus produtos ou serviços foram criados para resolver as necessidades de alguém, certo?

Público Alvo Para Vender Mais Pela Internet - Blog UX4YOU

O que você precisa saber para definir seu público-alvo é quem é esse “alguém”.

Nossos clientes chegam até nós, na maioria das vezes, por três motivos:

  • Eles não entendem quem é o seu público-alvo;
  • Não sabem como vender mais pela internet;
  • Eles falharam em ações publicitárias para promover seus produtos e serviços.

Uma razão é consequência da outra. Para completar, eles muitas vezes não sabem analisar os dados dessa falha e levar isso em consideração para planejar as próximas ações. Isso só torna a situação mais complicada.

Como definir um público-alvo

A definição do público-alvo depende do estágio atual do seu negócio e dos estudos que você já fez ou não. Se você acredita que não possui nada concreto neste sentido ou simplesmente não se lembra de como definiu seu público-alvo, existem duas ações imediatas que pode fazer:

  • Consultar seu plano de negócios, revisar todas as informações da sua empresa e entender seu propósito;
  • Analisar sua carteira de clientes e traçar padrões sobre o seu perfil, considerando características importantes, como idade, gênero e alguns hábitos. 

Algumas dessas informações irão depender de uma pesquisa mais aprofundada, especialmente se você não tiver um CRM ou algum tipo de cadastro para esses clientes. Quem já possui essas informações já começa com uma vantagem considerável para criar uma máquina de vendas pela internet.

Conhecendo sua realidade para vender mais pela internet

Você pode estar pensando “nossa, mas eu não tenho nada disso”. Há duas boas notícias para essa situação:

  • Você não está sozinho. Milhares de empresários pelo Brasil sofrem com o mesmo problema.
  • Ainda dá tempo de resolver isso e entender como vender mais pela internet.

A pergunta que fica é: o quão longe você está disposto a chegar para fazer isso acontecer? 

Você mudaria todo o seu site (considerando que já tenha um) e adaptaria sua comunicação para alcançar sua audiência?

Engoliria o ego e aceitaria a opinião de estrategistas digitais para cuidar da sua marca com o carinho que ela merece?

Se a resposta para essas duas últimas perguntas for “sim”, então, você já deu o primeiro passo. 

Dando o próximo passo para vender mais pela internet

Quando você tem o público-alvo e o perfil do seu cliente ideal definidos, chega a hora de pensar nos seus canais de aquisição.

Os canais de aquisição são como “portas” por onde as pessoas poderão passar e se transformar em clientes. Páginas estratégicas dentro e fora de um site, perfis nas redes sociais, lojas físicas e digitais são alguns dos possíveis canais de aquisição.

Otimizando Recursos Para Vender Mais Pela Internet - Blog UX4YOU

Para definir os canais de aquisição mais vantajosos para o seu negócio, você precisa conhecer bem o perfil do seu cliente e seus hábitos de consumo. É isso que irá ditar como e onde você irá encontrá-lo! Felizmente, quase todo mundo está na internet, em algum lugar.

A questão é saber encontrar essas pessoas e, também, ser encontrado por elas. É aí que entra todo um conjunto de estratégias digitais para garantir o seu posicionamento – e isso tudo tem como base o que você aprendeu há pouco sobre o público-alvo.

Quer aprender mais sobre segmentação, público-alvo e funil de vendas? Leia nosso artigo que detalha tudo sobre o assunto!

Na próxima semana, você aprenderá mais sobre isso, porque vou falar mais sobre os canais de aquisição e de como a atração de tráfego qualificado leva à conversão.

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