Entenda como posicionar sua marca usando marketing de conteúdo

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Posicionamento De Marca - UX Academy

Quem procura Marketing de Conteúdo e Marketing Digital busca por posicionamento. Estar nas primeiras posições do Google se tornou muito mais que um luxo nos últimos anos, mas uma necessidade.

Empreendedores de todos os portes e segmentos voltaram seus olhos às facilidades do marketing digital. A possibilidade de investir um pouquinho no impulsionamento de publicações nas redes sociais também tem se provado um importante aliado, especialmente em um ano como o de 2020, marcado pela crise gerada pela pandemia do coronavírus.

Mas, como posicionar sua marca usando marketing de conteúdo?

Saiba como posicionar sua marca usando marketing de conteúdo

Serei bem sucinto nesse assunto. É bem fácil encontrar textos quilométricos pela internet, que usam dezenas de termos rebuscados apenas para tornar o assunto mais complicado do que ele realmente é.

Quando falamos de marketing de conteúdo, precisamos ter em mente que esse conteúdo é voltado, principalmente, para o usuário final. A pessoa que irá até o seu site é quem irá ler os textos do seu blog. Portanto, de nada adianta simplesmente publicar textos cheios de palavras-chave, apenas para tentar um posicionamento melhor no Google.

Conteúdo tem a ver com experiência, e se você não considera a experiência do seu usuário/leitor, está fazendo errado.

Posicionamento não se trata apenas de estar nos primeiros resultados. Se trata também de credibilidade e valor agregado. Você pode investir em palavras-chave, textos densos e chegar até a primeira página, mas se o seu site não transmite a credibilidade que você precisa e que seu público espera, dificilmente será levado a sério.

Esse é meu ponto. Antes de se preocupar com as primeiras posições do Google, precisa se posicionar como uma autoridade, transmitindo essa visão com seu design, com a navegação do seu site, o seu conteúdo e também com a postura da sua empresa.

Autoridade não se compra, é algo que se constrói

Você pode comprar marketing de conteúdo, mas sem ter um site construído para transmitir sua autoridade dentro do seu segmento, as palavras não terão muita utilidade. Autoridade é algo que se constrói aos poucos e depende de uma estratégia 360º. Seu site precisa de cuidados, sua identidade visual, seu conteúdo, suas redes sociais e sua comunicação como um todo.

Você precisa se fazer presente para seu público. Quem deseja ser lembrado, se faz presente. Portanto, convém criar estratégias para se aproximar da audiência e entregar o valor que ela precisa.

No que tange ao conteúdo, ele deve ser útil. De nada adianta se posicionar com palavras-chave, se o seu conteúdo não agrega valor real e não traz algum benefício perceptível para o leitor, ele tende a ser esquecido.

Como construir seu posicionamento

  • Tenha uma estratégia de conteúdo que vá de encontro com as necessidades do seu público;
  • Publique no seu blog periodicamente;
  • Crie estratégias nas redes sociais que complementem o que você faz no seu site;
  • Crie anúncios patrocinados para potencializar páginas de produto e artigos que podem levar a vendas;
  • Respeite a linguagem e a experiência do seu usuário;
  • Tenha uma identidade visual e um site que promova sua autoridade.

Como fazemos nosso trabalho

Aqui na UX4YOU, por exemplo, preferimos informar nossos leitores e clientes de forma objetiva, ao invés de criar conteúdos gigantescos, com termos que irão gerar mais dúvidas do que respostas. Isso é muito importante. Você não precisa entregar todas as respostas dentro do seu blog, mas deve se esforçar para o seu texto não se tornar uma complicação na vida do leitor.

Seu objetivo é gerar questionamentos? Ótimo, isso também agrega valor. Mas, é preciso ter muito cuidado com a linguagem, com o objetivo e com a mensagem que você está transmitindo. É muito fácil para o leitor sentir-se enganado por uma chamada mais apelativa, e quando lê o texto, percebe que as coisas não eram como ele imaginava.

Claro, se você deixa isso claro já nas primeiras linhas do seu texto, o leitor se sentirá educado. Mas, se ele precisa dedicar 10 minutos de leitura apenas para descobrir que leu um texto que não tinha a ver com o que ele esperava, poderá acabar gerando frustração.

Viu como essa linha entre frustração e satisfação pode ser tênue no marketing digital?

Quantas empresas prometem benefícios arrasadores, e quando você faz o download de um e-book prometido, é mais do mesmo que você já leu na internet? Complicado, não é mesmo?

O público está atento, e ninguém gosta de ser enganado. Posicionar sua marca significa entender isso e agir de forma transparente com sua audiência. Afinal, você será constantemente avaliado, e ocupar as primeiras posições do Google não é um privilégio, mas uma responsabilidade para com o seu público e sua marca. É mais fácil chegar lá do que manter essa posição.

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