Logo Ux4you 01.png - Digital Key

Experiência do Cliente e sua Importância nas Vendas

Experiência Do Cliente Blog Ux4you - Blog UX4YOU

Sumário

Imagem interna de uma jovem alegre e feliz segurando uma caixa de papelão entregue em seu apartamento, expressando empolgação e indo desempacotar o pacote
Não basta você vender, proporcionar uma ótima experiência ao consumidor é primordial!

Uma venda realizada com sucesso, não se resume apenas em uma venda é um processo que tem como base principal a experiência do cliente, ou seja, o sentimento que ele sente ao ter contato com seu trabalho. O consumidor pode se sentir mais relaxado, alegre, emocionado, animado, com fome, entre outras sensações. 

É muito importante que por meio de uma ótima experiência com seu serviço, o cliente sinta a sua dedicação, respeito e carinho; mas para que isso aconteça, você precisa conhecê-lo e dedicar-se ao máximo, para lhe proporcionar uma experiência incrível. 

“A experiência do cliente não é uma despesa. Gerenciar a experiência do cliente fortalece sua marca.”

Stan Phelps

Quando o cliente tem uma experiência desagradável com seu produto, você perde mais do que um freguês!

O consumidor que tem uma excelente experiência com seu ofício, provavelmente vai recomendar seu trabalho para os amigos, fazendo com que mais pessoas sintam curiosidade, procurem e comprem o seu produto; do ao contrário, se o indivíduo, sentir-se mal com o serviço que você ofereceu-lhe, decerto além de você correr o risco de perdê-lo, correrá também o risco de perder possíveis clientes, pois se o mesmo compartilhar com as pessoas próximas que não gostou do seu trabalho, serão pequenas as chances delas se arriscarem a conhecer a sua marca, por mais visível que ela esteja no mercado. 

Quais os malefícios do cliente ter uma experiência ruim com seu produto? 

Os malefícios dão vários: perda da confiança do cliente; falta de retorno; o cliente além de criticar, não vai recomendar seu trabalho para outras pessoas , por conta do atendimento ruim que recebeu; perca de dinheiro, pois tem empresários que para tentar compensar o péssimo atendimento prestado, dão outro produto para o consumidor, dão desconto e uns até devolvem o dinheiro, mas mesmo tendo todas essas atitudes, não tem garantia que vai conseguir reconquistar o freguês, que pode passar a comprar com a  concorrência. 

Dicas para entregar uma sublime experiência para os clientes 

– Ofereça um produto ou serviço de qualidade

Alguns empresários se destacam no mercado por venderem produtos baratos, mas esses produtos em muitos casos apresentam má qualidade.

Não venda o que você não compraria. Você compraria o seu produto ou serviço? 

Procure sempre entregar o melhor, pois a melhor propaganda é o trabalho bem feito! 

“É melhor que a experiência do cliente esteja no topo da sua lista quando se trata de prioridades em sua organização. A experiência do cliente é o novo marketing.”

 Steve Cannon

– Um grande profissional é antes de tudo um grande ser humano! 

Algumas pessoas têm o hábito de julgar as pessoas pelas suas vestimentas, pelo jeito e por outros detalhes; e ao suspeitar que a pessoa não vai comprar determinado produto ou serviço, não dá atenção ou trata mal o indivíduo, para espantá-lo do estabelecimento. 

Um empreendedor de sucesso sabe que todas as pessoas merecem ser tratadas com dignidade e respeito, independente da condição financeira e independente de adquirir ou não o serviço. Trate seus clientes com igualmente! 

A atitude de tratar um consumidor melhor que o outro, além de provocar ciúmes, pode resultar em perda de clientes. 

Variedade com emoji triste no cartão

– Solucione o problema apresentado!

Um empreendimento tem que ter um plano se soluções, atrelado a empresa e aos produtos. Se o empreendedor não puder resolver determinada situação (ex: troca de roupa), pelo fato de ter passado do prazo para trocar, não significa que deve tratar o cliente de qualquer maneira.   

A atitude correta diante dessa condição turbulenta, é explicar a situação com carinho e educação, para que ele compreenda, sempre fidelizando; dessa forma você preserva um bom relacionamento com o freguês e se por um acaso ele se revoltar e fazer um escândalo, você tem a consciência que fez o melhor que podia fazer. 

– Seja amigo dos meios de comunicação

Além de entregar um excelente atendimento pessoalmente, é muito importante que o proprietário do empreendimento, mantenha um ótimo atendimento por outros meios (ex: pela internet, por meio das redes sociais…), pois dessa forma você terá em mãos a oportunidade de oferecer um contato humanizado, estendendo ainda mais a relação com os clientes. 

Sendo amigo dos canais de comunicação, além de você manter uma boa relação com o cliente, você poderá estudar maneiras de melhorar a relação com eles e também aperfeiçoar sua maneira de trabalhar, para entregar um trabalho rico em capricho em todos os ângulos possíveis. 

Se você quer melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes com sua marca, entre em contato com a UX4YOU e veja a mágica acontecer, por meio dos seus resultados.

Desejamos o melhor para você, por isso te recomendamos a UX4YOU, que é uma empresa especialista em entregar soluções. 

Parceria. dois empresários apertando a mão depois da entrevista de emprego de negócios na sala de reuniões no escritório

Compartilhe!

Ericson Cardoso

Ericson Cardoso

Empreendedor e Estrategista Digital. Especializado em UX e Mercado de Consumo. Fundador da Agência de Marketing e Tecnologia UX4YOU.