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Investindo no Marketing de Conteúdo e na criação de um blog

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Sumário

Investir em marketing de conteúdo é algo que muitos estão falando por aí ultimamente, mas como isso pode ajudar a sua empresa a curto, médio e longo prazo?

Muitos dos nossos clientes, antes da nossa primeira conversa, chegam desiludidos e desanimados com o Marketing Digital, tudo porque a vertente de conteúdo lhes foi apresentada de uma forma muito ‘mágica” e irreal, prometendo resultados a curto prazo e coisas do tipo.

A verdade é que o Marketing de Conteúdo não é uma ferramenta para quem tem pressa. Pelo contrário, é algo que exige muita paciência e dedicação. Se não há tempo ou verba para bancar a produção periódica de textos, é melhor nem começar, pois o tiro pode sair pela culatra.

Um post por semana basta. Postar um artigo semanal no seu blog vale mais a pena do que postar 4 em uma semana e na outra zero.

Dois posts mensais também são melhores do que postar aleatoriamente e deixar sua audiência vendo navios. Mas, que resultados isso trará para o seu futuro? É com base nessa pergunta que suas estratégias de conteúdo deverão ser pautadas.

Marketing de Conteúdo nu e cru, sem enrolação ou histórias de superação

Se nas redes sociais temos o usuário médio que vê misticismo em absolutamente tudo, no Marketing Digital há pessoas que podem até dizer que seus resultados dependem do quanto você torce a favor do seu próprio trabalho.

Por favor… Evite esse tipo de comentário ou situação. Não existe nada de mágico no Marketing de Conteúdo, e a razão para ele dar certo para uns e para outros não é o nível de dedicação e a qualidade das estratégias que são colocadas em prática.

Existem estratégias boas e ruins, algo que funciona para o seu negócio e algo que jamais irá funcionar. Não existe receita de bolo, não é uma ciência exata – enquanto lida com dados, há previsão, mas boa parte também é arte, e nesse caso, depende de muita habilidade e tato.

Por isso, não é qualquer ser humano que pode chegar a você e dizer “eu sei o que fazer para potencializar o marketing digital da sua empresa.”

Desconfie de e-mails e títulos assim. O máximo que alguém pode dizer é “eu tenho novidades que PODEM ajudar suas estratégias digitais”. Afinal, é preciso analisar com muita atenção o seu trabalho e o conteúdo digital que você possui. Desde o site até as redes sociais, tudo pode ser muito efetivo, sim, mas o conteúdo em si é um trabalho de formiguinha.

Simplesmente jogar dezenas de artigos comprados no seu blog e esperar que isso traga visitantes é um erro. Os números que você terá no seu site podem significar muita coisa, mas também podem ser nada.

De que adianta ter 1000 visitantes mensais, se eles são apenas curiosos, e não possuem interesse algum em adquirir o produto ou serviço que você oferece?

Claro, se você possui um site meramente informativo, isso é excelente, mas existem outras várias métricas que devem ser analisadas para medir os resultados, como a taxa de rejeição, o tempo de permanência em uma página, a taxa de cliques em determinado botão etc.

O que esperar do Marketing de Conteúdo?

Toda a parte orgânica (a que não se refere a anúncios) trará resultados a longo prazo. Não adianta esperar que o seu artigo traga 1000 visitas amanhã e que 10% desse número clique em um botão que leva a uma página de conversão.

Não é assim que funciona, a menos que você já tenha um site muito bem posicionado e com acessos regulares. Aí, a história é outra. Mas, para quem está começando a investir no Marketing Digital e de Conteúdo, esse trabalho leva vários meses para dar resultado.

É ineficaz? Nem um pouco. Porém, deve ser realizado em conjunto com outras estratégias para gerar resultados mais imediatos. Afinal, as contas precisam ser pagas. Ninguém investe em um site e em conteúdo para ter retorno daqui a nove meses, apenas… Dessa forma, criar campanhas pagas, anúncios e páginas de conversão em paralelo com o blog pode ser bastante efetivo, pois ajuda a captar possíveis clientes e manter o caixa em dia.

Uma preocupação a menos, mais verba para investir em conteúdo, certo?

Os acessos aos seus anúncios pagos podem, ainda, fortalecer suas estratégias de conteúdo orgânico, gerando mais tráfego para seu site. Isso é algo que pode ser facilmente resolvido com e-mails informativos, que possuem links úteis para seu site ou trechos de uma página de conversão. Algo como um “bônus”. Afinal, conteúdo relevante e útil é sempre muito bem-vindo.

O quão útil esse conteúdo será depende de uma análise valiosa sobre o mercado, o momento do seu público e o quão bem direcionada sua estratégia está.

Objetividade e Palavras-Chave devem andar juntas no Marketing de Conteúdo

Mais do que escrever textos gigantescos, com milhares de palavras, concentre-se em exibir a informação como ela é. Não enrole, não “encha linguiça”. Seja objetivo e use palavras-chave para guiar o leitor pelo texto.

Não há nada errado em utilizar gatilhos mentais e outras técnicas. Contudo, saiba dosar isso, pois abusar dessas técnicas pode acabar saturando o leitor e causando a impressão de que você deseja enganá-lo.

O Marketing Digital funciona, mas é preciso utilizá-lo da forma correta, e essa forma depende muito mais de estudo do que de uma “fórmula pronta” que você pode encontrar na Internet. É preciso avaliar o comportamento dos seus visitantes e leitores para, assim, pautar o que será feito a seguir.

Seu blog é um canal de comunicação, por isso, cuide bem dele. Tenha informações relevantes sendo publicadas e faça o máximo possível para criar textos que engajam e incentivam a interação da sua audiência.

Isso é só um pouco do que fazemos aqui na UX4YOU

Legal, né? Continue ligado no blog da UX4YOU para muitas outras dicas que irão turbinar suas estratégias digitais e de conteúdo.

Estamos aqui para ajudar!

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Ericson Cardoso

Ericson Cardoso

Empreendedor e Estrategista Digital. Especializado em UX e Mercado de Consumo. Fundador da Agência de Marketing e Tecnologia UX4YOU.