O mercado digital será impactado pela Internet 5G, e segundo um estudo da Qualcomm, a cadeia de valor móvel 5G poderá gerar até US$ 3,5 trilhões em 20135, suportando até 22 milhões de postos de trabalho, também em 2035. Com um potencial tão grande de crescimento, é fundamental começar a considerar essa tecnologia nas suas estratégias de marketing.
Segundo o estudo The 5G Economy, da Qualcomm, apenas a cadeia de valor móvel 5G tem a possibilidade de gerar uma receita de até US $ 3,5 trilhões, em 2035. Além disso, poderá suportar até 22 milhões de postos de trabalho nesse mesmo ano. Isso demonstra o potencial de crescimento da tecnologia 5G no mercado e o volume de negócios com o qual ela contribuirá, de modo que é importante considerá-la em seu planejamento de marketing.
Como a Internet 5G irá impactar suas estratégias digitais?
O 5G permitirá ampliar as velocidades de conexão, o que possibilita a estrutura necessária para a Internet of Things (IoT) ganhar mais força e se tornar cada vez mais presente no universo brasileiro. Mas, não só isso.
Mais eficiência
Com o 5G, busca-se alcançar um nível de eficiência energética elevado. Conforme o relatório Understanding 5G: Perspectives on future technological advancements in mobile, da GSMA Intelligence, um dos requisitos para essa tecnologia é a redução do uso da rede de energia em 90%.
A velocidade da internet 5G é 10 vezes maior que da 4G, podendo alcançar velocidades de conexão de 1 a 10GBPS. Bastante, coisa, né? Outra vantagem é a redução na latência, que é o tempo entre o envio de um sinal do seu dispositivo até o destino. Ou seja, o tempo que leva para o sinal de internet chegar ao seu computador, celular e vice-versa. Com o 5G, esse atraso deve ser de apenas 1 milissegundo.
O conteúdo 4K poderá ser reproduzido instantaneamente, dada a velocidade de conexão e a redução da latência. Isso permite que mais vídeos sejam criados e reproduzidos nesse formato.
Maior conectividade
De acordo com o relatório da GSMA, a Internet 5G poderá manter conectados de 10 a 100 vezes mais dispositivos.
Cada vez mais dispositivos mobile poderão ser conectados com a IoT, especialmente wearables e eletrônicos inteligentes. Devemos ver avanços consideráveis nessas tecnologias daqui para frente.
Comportamento do Consumidor
Tudo isso poderá impactar o comportamento do consumidor. O motivo é bastante simples: com mais dispositivos vestíveis sendo utilizados, mais o consumidor tende a monitorar os próprios batimentos cardíacos e a saúde, além de temperatura e afins. Isso poderá ter um reflexo considerável para médicos, clínicas e até farmácias. E isso é só um exemplo!
Com a tecnologia 5G, qualquer dispositivo poderá ser utilizado como um canal para estratégias de marketing. Vídeos poderão ser reproduzidos com um impacto bem menor no consumo de dados para o consumidor, por exemplo.
Avanços no uso de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual também poderão ser observados. As pessoas poderão interagir com seus ambientes, caso novos dispositivos e tecnologias sejam criadas para o uso cotidiano.