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O que é marketing de saúde e como ele pode ajudar sua empresa?

O Que é Marketing De Saúde E Como Ele Pode Ajudar Sua Empresa - Blog UX4YOU

Sumário

Como profissional de saúde, você deve saber da importância do marketing de saúde, ou seja, de se comunicar com os pacientes e ajudá-los a entender o valor de uma abordagem proativa de sua saúde. 

Seja você um médico, nutricionista, fisioterapeuta, prestador de cuidados domiciliares, dentista ou outro tipo de profissional de saúde, tem metas para conseguir novos pacientes, fidelizar e encaminhar pacientes e reduzir cancelamentos de consultas e não comparecimentos. 

Tudo isso faz parte das estratégias de marketing na área da saúde e, quando bem feito, pode alcançar todos os resultados acima. É importante não apenas entender o que é marketing de saúde, mas também conhecer as ferramentas que podem ajudá-lo a realizar o trabalho. 

Aprender mais sobre marketing de saúde pode melhorar suas chances de acertar sua estratégia de marketing fora do parque. A seguir, você saberá o que é e como pode beneficiá-lo.

O que é marketing de saúde?

Refere-se simplesmente às ferramentas e táticas que você usa para aumentar a conscientização sobre seus serviços, atrair pacientes e fidelizá-los. 

De um site a um programa de marketing por e-mail, o marketing de saúde envolve muitas estratégias diferentes com um objetivo comum: atrair consumidores para que você possa orientá-los em suas necessidades de saúde e mantê-los engajados. 

Com o marketing, você deseja experimentar várias estratégias, fazer esforços direcionados e avaliar seu trabalho para ver como pode fazer ainda melhor. No entanto, ainda há espaço para atrair o consumidor, pois ele deseja um atendimento personalizado que o ajude a se sentir seguro no sistema de saúde.

O marketing de saúde oferece a oportunidade de permitir que os consumidores conduzam seus cuidados, e você pode aproveitá-lo melhor educando e envolvendo pacientes, trazendo-os até você e, em seguida, fornecendo o melhor atendimento ao cliente possível para que eles permaneçam como clientes fiéis.

Por que o marketing de saúde é tão importante?

O marketing tornou-se cada vez mais personalizado, assim como a saúde. O marketing de saúde mantém a personalização que os consumidores exigem na vanguarda de suas estratégias. 

Com os consumidores mais envolvidos em seus cuidados e recorrendo à Internet para encontrar respostas, os profissionais de saúde também devem fazer a transição e garantir sua presença online. 

Longe estão os dias em que tudo era conhecido de boca a boca ou, simplesmente, confiando no médico. Agora, mídias sociais, avaliações e recursos de saúde on-line e outros meios oferecem aos pacientes o que eles precisam sem precisar sair de casa. 

Se você não está aproveitando os dados que já possui para direcionar suas necessidades com precisão – como informações demográficas ou comportamentais nos registros de seus pacientes existentes – está perdendo oportunidades de se conectar com eles. 

Para serem mais eficazes, as equipes de marketing devem estar atualizadas sobre as últimas dicas e tendências do setor para cada mensagem ser envolvente e eficaz. 

Alguns profissionais de marketing de saúde fazem análises comparativas para entender melhor o que funciona e o que não funciona para organizações semelhantes. Isso pode ajudar a criar um plano de marketing mais forte. 

Pela primeira vez, a conveniência está superando as credenciais de um provedor, e a qualidade do atendimento é menos importante do que fornecer recursos adequados à vida dos pacientes. 

Infelizmente, muitas empresas de saúde ficaram para trás quando se trata de marketing. Isso se deve principalmente ao não entendimento dos benefícios do marketing de saúde.

Benefícios do marketing de saúde

Quando você fornece experiências individuais ao paciente por meio de vários canais e reavaliando suas estratégias com frequência, pode melhorar seu resultado. 

Para tanto, é importante encontrá-los e fornecer o que eles querem. Aqui estão alguns dos ricos benefícios do marketing na área da saúde:

  • Sua vantagem estratégica entre os concorrentes aumentará.
  • Você pode usar os dados para realinhar sua estratégia e obter mais leads.
  • Mais pacientes em potencial irão encontrá-lo.
  • Os pacientes atuais se tornarão mais engajados e leais.
  • Você pode se conectar com mais pacientes por meio de mais estratégias.

Tudo o que é preciso para atrair novos pacientes para sua clínica é envolver suas conexões por meio de experiências significativas. Ao envolvê-los, eles vão compartilhar suas informações. Essas interações criam mais visibilidade e traz novos pacientes.

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Ericson Cardoso

Ericson Cardoso

Empreendedor e Estrategista Digital. Especializado em UX e Mercado de Consumo. Fundador da Agência de Marketing e Tecnologia UX4YOU.