Ter um site poderoso é o primeiro passo para atrair clientes com o marketing digital, mas o que é isso?
Bem, um site poderoso é aquele que reúne as principais informações que seus visitantes e clientes precisam, de forma bastante acessível, fácil de encontrar. É uma central de conteúdo que facilita o acesso aos serviços e produtos que você oferece, que se mostra como um eficiente canal de comunicação com seus representantes e que é facilmente encontrado em motores de pesquisa como o Google.
É o que todo site deveria ser, mas não é. Por isso a distinção.
Vamos falar sobre experiência do usuário e como ela ajuda a atrair clientes com o Marketing Digital?
A experiência do usuário deve pautar toda a produção do seu site. Se, por algum acaso, você comprou um template pronto, ou a empresa que produziu simplesmente replicou algo de um cliente que sequer tem a ver com o segmento em que você atua, talvez ele não seja tão bom assim.
Não estou dizendo que seu site é ruim, mas existe uma possibilidade real de ele ter sido pensado para clientes de um segmento diferente, que pensa diferente e busca informações de outra maneira.
Em outras palavras, o visitante que você procura, e que eventualmente se tornaria seu cliente, pode não encontrar as informações que busca porque seu site não foi construído considerando as peculiaridades da sua audiência (e do seu segmento).
As cores e a arquitetura das informações
Quando você vê vermelho e amarelo juntos, seu cérebro tende a buscar uma referência para essas cores, certo?
Pode até se lembrar da bandeira de um país, mas, o provável é que se lembre de uma certa rede de fast-food muito popular ao redor do mundo.
Agora, imagine usar essas cores para uma contabilidade, ou uma clínica odontológica. É muito forte, muito enérgico para esses serviços. Não combina em nada, e talvez sequer tenha alguma relação com sua identidade visual, certo?
Atrair clientes com o marketing digital depende de gerar identificação, de alcançar o público com a alma do que você faz, mas também com a aparência.
Gerar identificação é muito necessário. Mesmo que você escreva em caixa alta o que o seu site representa, se o visitante tiver uma impressão errada dele, será em vão. Por isso, cada detalhe deve ser pensado de forma a gerar identificação com os interesses, ideais e demais elementos da sua marca. As imagens, as cores, a fonte, a posição de cada informação.
Tudo importa, e se te disserem o contrário, desconfie. Afinal, você não deixaria qualquer pessoa cuidar da sua aparência, certo? Por que colocaria a vitrine da sua empresa sob os cuidados de alguém que não valoriza os detalhes?
Páginas e links úteis, além de canais de comunicação poderosos
É importante ter páginas que descrevam, de forma objetiva, o que os seus serviços e produtos representam.
Muito mais do que um amontoado de palavras-chave, todo esse conteúdo deve ser pensado de forma a entregar a informação que o visitante procura naquele momento. Ele precisa compreender o que está visualizando e o que sua empresa tem a oferecer.
Os canais de comunicação e quaisquer outros links úteis precisam estar visíveis. Sem poluição visual, sem excesso de texto.
Tudo precisa estar extremamente acessível e com descrições para as imagens (isso ajuda pessoas cegas a escutarem o seu site e a navegarem nele).
Seu blog também é um canal de comunicação, por isso, cuide bem dele. Tenha informações relevantes sendo publicadas e faça o máximo possível para criar textos que engajam e incentivam a interação da sua audiência.
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