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Por que as redes sociais da sua empresa não funcionam

Desespero Dívidas Ux Academy - Blog UX4YOU

Sumário

As redes sociais da sua empresa não funcionam? É hora de conhecer o motivo disso e mudar as estratégias para finalmente alcançar algum resultado positivo.

Não são poucas as pessoas que chegam na UX4YOU desacreditadas com o marketing digital e o marketing de conteúdo. Já, inclusive, iniciei um outro texto falando sobre isso, mas o problema vai muito além do blog e dos e-mails, pois, normalmente envolve as redes sociais também.

Acontece que a famosa “gestão” prometida por muitas agências digitais requer um cuidado que o empresário ou sua equipe nem sempre estão prontos para exercer. Afinal, a menos que você tenha uma agência cuidando de cada detalhe da rede social (o que custa bem caro), sempre precisará realizar o atendimento, a gestão de comentários ou postar conteúdos que dependem de timing e feeling.

Por que as redes sociais da sua empresa não funcionam, afinal?

Porque Suas Redes Sociais Nao Funcionam - UX Academy

De nada adianta simplesmente criar um perfil para a sua empresa no Facebook e no Instagram e postar algo a cada 20 ou 30 dias, quando sobra um tempo extra.

É o que normalmente motiva empresários como você a contratarem uma agência de marketing digital, mas a surpresa acontece quando, apesar dos esforços dessa agência, os resultados não são como você espera.

Você olha para as páginas do concorrente e ele possui 20 mil curtidas, interações em todos os posts e comentários. Aí pensa: “o que estamos fazendo errado?”

Bem, não podemos simplesmente comparar uma página com a sua e dizer que eles estão performando melhor. É claro, os números não mentem, mas há fatores que precisam ser investigados antes de dar um veredicto.

De nada adianta 30 mil curtidas, se não há engajamento com os posts. Esse é o principal problema que as empresas enfrentam nas redes sociais, principalmente quando compram seguidores e curtidas.

Mais vale ter 700 pessoas curtindo sua página e 20% desse número ou mais interagir nas suas publicações do que estar na situação descrita anteriormente. É preciso que as pessoas que seguem e curtem sua página estejam engajadas com o seu conteúdo, caso contrário, elas simplesmente olham para o que você posta e ignoram, isso quando não deixam de seguir você.

Seu conteúdo pode simplesmente ser desinteressante, ou, talvez seja direcionado ao público errado. Por isso, é fundamental ter uma análise aprofundada do público-alvo a ser atingido, incluindo seus interesses, horários livres e mais. Tudo para direcionar suas publicações da maneira certa.

O consumidor não está navegando nas redes sociais para comprar, mas para socializar

Como o próprio nome sugere, as redes sociais giram em torno da socialização. É preciso ter isso em mente antes de criar qualquer tipo de conteúdo. Peças de arte, vídeos e textos voltados para venda são bem-vindos, mas devem ser muito pontuais, pois o foco é gerar engajamento.

Apresente informações relevantes, questionamentos que atraiam a atenção do público, use memes, comente sobre algo que está acontecendo no momento, peça a opinião dos fãs, promova promoções, concursos culturais e tudo o que for cabível. Teste, meça os resultados, anote o que aprendeu e aprimore as estratégias.

Atenção ao momento do consumidor

Abaixo, um pequeno trecho de outro artigo do blog, onde falamos sobre o momento do consumidor e sua jornada de compra na Internet. Isso te ajudará a compreender mais sobre as necessidades de informar e entreter, antes de pensar em vender. É algo cabível em qualquer canal de comunicação da sua empresa.

Mas, lembre-se: quando falamos de redes sociais, a palavra de ordem é engajamento. Foque nisso e suas estratégias deverão começar a funcionar.

Sobre a jornada do consumidor na web:

“O que você precisa saber é que, no geral, antes de comprar algo, o consumidor sequer sabe que precisa do produto. Ele procura sobre a NECESSIDADE que ele possui naquele momento. A partir daí, se depara com textos e vídeos que falam sobre essa necessidade e mostram o caminho para que ele resolva o problema ou situação em que se encontra.

Esse caminho pode consistir em um produto ou serviço, talvez oferecido por você. É aí que ele começa a buscar sobre essa oferta, busca opiniões e o máximo possível de informação a respeito do assunto.”

Leia mais aqui.

Conte com a UX4YOU para te ajudar a criar conteúdos que engajam

Legal, né? Continue ligado no blog da UX4YOU para muitas outras dicas que irão turbinar suas estratégias digitais e de conteúdo.

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Ericson Cardoso

Ericson Cardoso

Empreendedor e Estrategista Digital. Especializado em UX e Mercado de Consumo. Fundador da Agência de Marketing e Tecnologia UX4YOU.