Posicionamento de marca: como a identificação faz diferença e gera resultados estrondosos

Posicionamento De Marca 1000x508 - UX Academy

Sumário

Posicionamento de marca: como a identificação faz diferença e gera resultados estrondosos

Você já deve ter ouvido ou lido uma quantidade razoável de conteúdo sobre posicionamento de marca, especialmente quando falamos de marketing digital. Mas, por cinco minutos, deixe de lado o que você já sabe sobre o SEO e o posicionamento em mecanismos de busca. Isso é muito importante, mas hoje falaremos sobre outro tipo de posicionamento, o que gera identificação e faz seu público conectar sua marca a um parâmetro de qualidade, a um produto ou serviço.

Posicionamento de Marca não é fácil

O posicionamento de marca é um trabalho bastante complexo, e faz parte do processo de Branding. 

Em suma, o posicionamento da sua marca é como seus consumidores passarão a enxergá-la, o local que ela irá ocupar na mente e também no coração do consumidor.

A marca que arrasa no posicionamento é aquela que transmite seus ideais, benefícios, vantagens e remete a experiências e lembranças em seu primeiro vislumbre.

Vou dar um exemplo bem claro e comum. Talvez você nem goste tanto assim dele, mas não pode negar que acontece muito por aí!

O McDonald’s é um dos queridinhos do fast-food, diria até que a marca mais relevante nesse mercado. Basta olhar para o M ou ver as cores e se lembrar do McDonald’s, certo?

O consumidor “bate o olho” em uma batata frita com embalagem vermelha, e automaticamente se lembra do popular “Méqui”. Aliás, o posicionamento da marca é tão bom, que eles adotaram essa expressão como “nome oficial”, até presente em fachadas de seus restaurantes, como acontece com o Méqui da Avenida Paulista.

Esse é um exemplo claro de marca que teve sucesso em seu posicionamento, e que através das suas cores, jingles e logo consegue trazer à tona lembranças, experiências e o desejo de consumir. 

Posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público. 

Nesse sentido, para que o posicionamento seja relevante, a corporação precisa trabalhar todas as associações que o cliente fará da sua marca, desde a identidade visual até a trilha sonora.

Como defino meu posicionamento de marca?

Primeiro, será necessário entender como seus clientes atuais enxergam você.

Sua marca é vista como moderna? Inovadora? Tradicional? Ou… Existem características negativas que estão definindo o seu trabalho?

Ter essas respostas faz parte do processo de mudar o posicionamento. Afinal, você quer que seu público te veja da melhor maneira, possível, não é mesmo?

Portanto, tenha em mente que o posicionamento não é, necessariamente, como sua marca é considerada atualmente, mas sim como você deseja que ela seja vista e percebida pelo público-alvo e pelo mercado como um todo.

Ter esses ideais em mente ajudará a nortear suas estratégias, definindo uma identidade visual, uma comunicação e outros elementos que correspondam ao serviço ou produto e ao seu novo posicionamento.

Como um novo posicionamento influencia nos resultados?

Se posicionar permite encarar novos horizontes e desafios. Às vezes, o que dá errado em uma estratégia é a falta de um posicionamento correto. Tudo parece muito bom, mas o público que a empresa atinge não é o ideal para a comunicação utilizada e as estratégias desenvolvidas.

Portanto, ter resultados realmente estrondosos depende, também, de um bom posicionamento. Sua marca pode ser incrível, fazer um trabalho fenomenal, mas se ela não se posiciona dessa forma e não transmite essas características em seu primeiro vislumbre, estará falhando miseravelmente.

É necessário, antes de investir rios de dinheiro em estratégias digitais, repensar as próprias características e como sua empresa é vista. Arrumar a casa, construir uma presença sólida e, aí sim, alçar voos maiores em busca de novas oportunidades.

Quem pode me ajudar?

Uma agência especializada em marketing e posicionamento, como a UX4YOU, te ajuda em cada etapa desse processo. Basta dizer como você deseja ser visto no mercado, que faremos todo o resto. Desde os materiais que levantam questões importantes sobre seu público-alvo, consultorias para você assumir uma postura condizente com seus objetivos diante do mercado, até mudanças na sua identidade visual, site e comunicação. Tudo isso, e muito mais, faz parte do que a UX4YOU tem a oferecer.

Legal, né? Continue ligado no blog da UX4YOU para muitas outras dicas que irão turbinar suas estratégias digitais e de conteúdo.

Estamos aqui para ajudar!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelos comentários, e-mail, telefone ou WhatsApp. Estamos em todos os lugares

O que você achou disso?

Clique nos ícones

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe!