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Técnicas de venda direta

A venda direta é um modelo de venda que trabalha com o contato direto entre o vendedor e o consumidor. Diferente do Inbound Marketing, que ativa a venda passiva, onde o cliente procura sua empresa através de seus canais digitais. A venda ativa é seu vendedor que prospecta os clientes para seu negócio.

De acordo com a ABEVD (Associação Brasileira de Venda Direta), o volume de negócios de venda direta cresceu mais de 10% em 2020 e 19% em 2021. Isso inclui a classe de representantes, revendedores e vendedores, juntos somam mais de 10 milhões em todo Brasil.

Vendas Ativas Versus Vendas Passivas - Blog UX4YOU

Como funciona a venda direta ou venda ativa

Existem diversas maneiras de trabalhar com a venda direta, e para que você possa definir qual deles irá aplicar é necessário conhecer as suas características.

  • Modelo porta a porta
  • Site e Redes Sociais
  • WhatsApp
  • São alguns exemplos de cenários de trabalho da venda direta

10 Vantagens da Venda Direta

  1. Baixo custo
  2. Aproximação com cliente e grupos de clientes
  3. Melhor dinâmica com mercado
  4. Facilidade de pesquisas para aprimorar o funil de vendas
  5. Melhor organização de tempo e produtividade
  6. Amplia a atividade da marca em diversas plataformas e regiões
  7. Aumento de seguidores nas redes sociais
  8. Lucro conforme desempenho do vendedor
  9. Permite compreender o comportamento e características do público alvo
  10. Fortalece as estratégias de afiliados

Técnicas de venda direta

Quando falamos de uma atuação ativa, é importante ressaltar que a responsabilidade de pesquisar o perfil de cliente ideal e dominar todos os pontos fortes e fracos da sua solução é do vendedor. Na hora da ação, ele não terá um Aurélio para ficar consultando para responder às dúvidas e objeções.

Confira essas dicas de técnicas e recursos para se preparar e aumentar suas taxas de vendas. Afinal, mais vendas é igual a mais lucro. 🤑

  1. Pesquise e documente o perfil do seu público alvo, inclusive defina ao menos 3 personas.
  2. Defina suas ferramentas de comunicação para aprimorar a modalidade de trabalho
    • Se for porta a porta é importante ter um catálogo, site ou material prático em mãos para facilitar as opções e compreensão por parte do consumidor;
    • Quando o caso for ambientes locais como, restaurantes, lanchonetes, escritórios, clínicas. Além do catálogo vale apena investir em vídeos, materiais impressos entre outros;
    • Se estamos falando de eventos as opções de recursos ampliam, ai falamos de experiências 3D, 4D, workshops, exposição, stand, sorteios entre outros;
    • Agora quando a venda está voltada nas redes sociais, é ter conteúdos para uma boa publicação: imagem, vídeo, gif e um bom texto para ganhar engajamento.
  3. Ofereça um atendimento personalizado e diferenciado
    • Quando o seu cliente está próximo a você, fica mais fácil conquistá-lo com experiências diferenciadas. Dinâmicas e questionários rápidos.
    • Considerar horários exclusivos também é um ótimo diferencial dessa modalidade.
  4. Estudar, aprimorar e aplicar
    • O universo de vendas não é algo paralelo. Ele está presente em nosso dia a dia. Temos que vender todos os dias em diversos contextos. Por isso aprimorar suas habilidades para vendas diretas é essencial.
    • Domine mais sobre gatilhos mentais
    • Famosas soft skills, como: escuta ativa, empatia, comunicação clara, controle de tempo, técnica de rapport, adaptabilidade, positividade e iniciativa
  5. Mostre para o cliente que ele enfrenta um problema (as vezes ele nem sabe). Então você chega com a “solução”.
  6. Tenha presença nos canais digitais
    • Um perfil bem alimentado e com boas referências a sua atuação com a empresa é fundamental (mas muitos deixam passar)
    • Se tiver um blog, tenha uma página falando sobre você e sua missão. Se for o caso cases de sucesso
    • Perfis no Facebook, Instagram e Linkedin fazem muita diferença, inclusive no Twitter
  7. Tenha um CRM para ter uma visão estratégica de suas vendas
  8. Tenha um acervo de quebra de objeções. E alimente-o constantemente
  9. Saiba fazer as perguntas certas
  10. Tenha as etapas do processo de vendas bem definido para levar o cliente ao próximo passo
  11. Defina e acompanhe os indicadores de vendas
  12. Tenha um plano de pesquisa de satisfação para aplicar em algum momento

Dica para os materiais

Materiais Impressos, sempre que possível, use QR codes para atrair o usuário para seu funil de vendas digital.
Caso use vídeos, dê preferência para vídeos curtos de menos de 2min e capriche nos recursos audiovisuais.
Quando oferecer brindes, sempre adicione os canais de contato para o cliente retornar.

Conclusão

Vimos diversos pontos do processo de venda direta. Aprendemos técnicas e boas práticas. Então agora cabe a você a análise do momento do seu negócio. Você acha que a sua empresa tem potencial para melhorar os resultados através das técnicas de venda ativa? Então coloque em prática e nos conte como foi a experiência!

Caso precise de ajuda para construir seu ambiente digital, adquirir um CRM eficaz e recursos para trabalhar suas estratégias de prospecções e abordagens, pode contar comigo. 😎

Aproveitando, te convido para conhecer como funciona a Venda Passiva e as vantagens do Inbound Marketing. Quando essas soluções são aplicadas em conjunto, os resultados são surpreendentes!

Forte abraço!

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