A venda direta é um modelo de venda que trabalha com o contato direto entre o vendedor e o consumidor. Diferente do Inbound Marketing, que ativa a venda passiva, onde o cliente procura sua empresa através de seus canais digitais. A venda ativa é seu vendedor que prospecta os clientes para seu negócio.
De acordo com a ABEVD (Associação Brasileira de Venda Direta), o volume de negócios de venda direta cresceu mais de 10% em 2020 e 19% em 2021. Isso inclui a classe de representantes, revendedores e vendedores, juntos somam mais de 10 milhões em todo Brasil.
Como funciona a venda direta ou venda ativa
Existem diversas maneiras de trabalhar com a venda direta, e para que você possa definir qual deles irá aplicar é necessário conhecer as suas características.
- Modelo porta a porta
- Site e Redes Sociais
- São alguns exemplos de cenários de trabalho da venda direta
10 Vantagens da Venda Direta
- Baixo custo
- Aproximação com cliente e grupos de clientes
- Melhor dinâmica com mercado
- Facilidade de pesquisas para aprimorar o funil de vendas
- Melhor organização de tempo e produtividade
- Amplia a atividade da marca em diversas plataformas e regiões
- Aumento de seguidores nas redes sociais
- Lucro conforme desempenho do vendedor
- Permite compreender o comportamento e características do público alvo
- Fortalece as estratégias de afiliados
Técnicas de venda direta
Quando falamos de uma atuação ativa, é importante ressaltar que a responsabilidade de pesquisar o perfil de cliente ideal e dominar todos os pontos fortes e fracos da sua solução é do vendedor. Na hora da ação, ele não terá um Aurélio para ficar consultando para responder às dúvidas e objeções.
Confira essas dicas de técnicas e recursos para se preparar e aumentar suas taxas de vendas. Afinal, mais vendas é igual a mais lucro. 🤑
- Pesquise e documente o perfil do seu público alvo, inclusive defina ao menos 3 personas.
- Defina suas ferramentas de comunicação para aprimorar a modalidade de trabalho
- Se for porta a porta é importante ter um catálogo, site ou material prático em mãos para facilitar as opções e compreensão por parte do consumidor;
- Quando o caso for ambientes locais como, restaurantes, lanchonetes, escritórios, clínicas. Além do catálogo vale apena investir em vídeos, materiais impressos entre outros;
- Se estamos falando de eventos as opções de recursos ampliam, ai falamos de experiências 3D, 4D, workshops, exposição, stand, sorteios entre outros;
- Agora quando a venda está voltada nas redes sociais, é ter conteúdos para uma boa publicação: imagem, vídeo, gif e um bom texto para ganhar engajamento.
- Ofereça um atendimento personalizado e diferenciado
- Quando o seu cliente está próximo a você, fica mais fácil conquistá-lo com experiências diferenciadas. Dinâmicas e questionários rápidos.
- Considerar horários exclusivos também é um ótimo diferencial dessa modalidade.
- Estudar, aprimorar e aplicar
- O universo de vendas não é algo paralelo. Ele está presente em nosso dia a dia. Temos que vender todos os dias em diversos contextos. Por isso aprimorar suas habilidades para vendas diretas é essencial.
- Domine mais sobre gatilhos mentais
- Famosas soft skills, como: escuta ativa, empatia, comunicação clara, controle de tempo, técnica de rapport, adaptabilidade, positividade e iniciativa
- Mostre para o cliente que ele enfrenta um problema (as vezes ele nem sabe). Então você chega com a “solução”.
- Tenha presença nos canais digitais
- Um perfil bem alimentado e com boas referências a sua atuação com a empresa é fundamental (mas muitos deixam passar)
- Se tiver um blog, tenha uma página falando sobre você e sua missão. Se for o caso cases de sucesso
- Perfis no Facebook, Instagram e Linkedin fazem muita diferença, inclusive no Twitter
- Tenha um CRM para ter uma visão estratégica de suas vendas
- Tenha um acervo de quebra de objeções. E alimente-o constantemente
- Saiba fazer as perguntas certas
- Tenha as etapas do processo de vendas bem definido para levar o cliente ao próximo passo
- Defina e acompanhe os indicadores de vendas
- Tenha um plano de pesquisa de satisfação para aplicar em algum momento
Dica para os materiais
Materiais Impressos, sempre que possível, use QR codes para atrair o usuário para seu funil de vendas digital.
Caso use vídeos, dê preferência para vídeos curtos de menos de 2min e capriche nos recursos audiovisuais.
Quando oferecer brindes, sempre adicione os canais de contato para o cliente retornar.
Conclusão
Vimos diversos pontos do processo de venda direta. Aprendemos técnicas e boas práticas. Então agora cabe a você a análise do momento do seu negócio. Você acha que a sua empresa tem potencial para melhorar os resultados através das técnicas de venda ativa? Então coloque em prática e nos conte como foi a experiência!
Caso precise de ajuda para construir seu ambiente digital, adquirir um CRM eficaz e recursos para trabalhar suas estratégias de prospecções e abordagens, pode contar comigo. 😎
Aproveitando, te convido para conhecer como funciona a Venda Passiva e as vantagens do Inbound Marketing. Quando essas soluções são aplicadas em conjunto, os resultados são surpreendentes!
Forte abraço!