Todo mundo quer vender mais e melhor, mas as redes sociais para dentistas precisam ter um uso muito mais amplo.
Quem está chegando no marketing digital agora pensa que tudo se trata de vender. Afinal, precisamos construir um caixa e garantir que o dinheiro entre, não é mesmo? Isso não é nenhuma mentira. O dinheiro é necessário e vender é preciso.
Contudo, você precisa olhar além. Enxergar um mundo muito maior é o princípio do marketing, que tem como fundamento analisar toda e cada possibilidade nos mínimos detalhes para, a partir daí, definir os caminhos possíveis e determinar a melhor decisão a ser tomada a seguir.
O foco é a venda? Sim, mas isso não significa que você venderá de imediato.
Redes Sociais para Dentistas – entendendo o público-alvo
O primeiro passo é você compreender que existem pessoas em diferentes momentos nas suas vidas, assim como acontece com o seu consultório, com a sua carreira, com o seu trabalho, com seus pacientes e seus respectivos tratamentos.
Nem todo mundo chega ao seu consultório pronto para colocar um aparelho ortodôntico, por exemplo. Muitas vezes, é necessário realizar uma limpeza na boca do paciente. Quando há excesso de dentes, talvez seja preciso realizar uma extração para, apenas depois, dar seguimento no processo, certo?
Com o Marketing Digital é a mesma coisa. A abordagem não pode ser 100% comercial para todo mundo que aparece na sua página do Facebook ou curte uma foto sua no Instagram. Imagine que alguém passa por você na rua, te dá um folheto e imediatamente te puxa pelo braço e diz “tudo bem?! Vamos nos conhecer melhor?! Você precisa de mim, não precisa????”
É uma atitude extremamente caricata e invasiva. Mas, acontece no ambiente digital com mais frequência do que você imagina. E é o tipo de comportamento que precisa ser evitado,
Criando seus posts
Crie diferentes conteúdos para diferentes momentos do seu público. Atraia pessoas para sua clínica ou consultório não apenas com convites para realizar um procedimento ou um tratamento, mas falando sobre problemas comuns que as pessoas têm com a saúde bucal. Dê dicas de higiene e mostre que você está lá para ajudar!
Tire dúvidas, informe e, com o tempo, essas pessoas certamente descobrirão que têm ou que podem evitar um problema de saúde bucal e, adivinhe só, elas lembrarão do seu nome e da sua marca.
No caso de posts mais comerciais, você poderá alcançar pessoas que já se encontram em um momento de procura por um procedimento ou tratamento. Esse tipo de material funciona ainda melhor com anúncios nas redes sociais, pois são melhor direcionados. Contudo, criar um post com uma imagem chamativa e meios de contato também funciona, se você tiver uma base ativa de seguidores ou curtidores.
Atingindo o público da forma certa
Tudo isso só funciona se você compreende o que faz do seu público-alvo o que ele é. Seus desejos, anseios e necessidades, além das dores.
Saiba o que os aflige, o que eles precisam, o que procuram e o que gostariam de receber. Assim, você pode direcionar os conteúdos que produz, seja através de um post no Facebook, de um e-mail marketing ou de qualquer outra plataforma e ferramenta que você usar.
Se relacione! Essa é uma das maiores vantagens das redes sociais para dentistas.
Poder falar com o seu público em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar é algo que nem toda empresa é capaz de fazer. Use as redes sociais, principalmente o WhatsApp, para se relacionar com seus clientes. Lembre-os das consultas, tire dúvidas comuns e envie links úteis. Não dói, não consome seu dinheiro e possibilita grandes resultados em um futuro bem próximo.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da UX Odonto para muitas outras mais.
Um abraço e muito sucesso!