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Entre Inbound Marketing e Outbound, descubra qual é a melhor escolha

Inbound Marketing ou Outbound Marketing? Essa pergunta leva a uma disputa de quem prefere o modelo tradicional de promoção e vendas e de quem já está imerso no digital há muito tempo.

Mas, a verdade é que ambos estão corretos, o que determina o sucesso das suas estratégias é como você as estrutura. Para falar a verdade, usar o Inbound e o Outbound em conjunto pode trazer resultados muito efetivos para o seu negócio.

Antes de qualquer coisa, você precisa colocar a experiência do seu prospect em primeiro lugar. Será que ele deseja uma abordagem mais pessoal e presencial? Vale a pena investir nesse tipo de abordagem?

Inbound Marketing e Outbound Marketing – a experiência do cliente em potencial é o que importa

Se sim, ótimo. Nada impede que você realize visitas ao seu prospect, seja para gerar confiança ou simplesmente fechar o negócio. O problema do modelo outbound não está aí, mas na realização das chamadas cold calls, ou “ligações frias”, onde o vendedor tenta conscientizar a pessoa do outro lado da linha sobre o produto e realizar a venda.

Não se trata de um lead devidamente nutrido. Não é alguém que está interessado no produto ou serviço. Então, o tempo dedicado a isso e outros recursos são muito maiores e mais custosos para a empresa. Não vale a pena, tampouco é eficiente e, de quebra, mancha a imagem da empresa.

Ninguém gosta de receber ligações aleatoriamente durante o dia. Você está almoçando, trabalhando ou curtindo seu tempo livre, quando o celular toca e é alguém querendo vender um produto… É uma experiência terrível.

Portanto, o ideal é atrair o lead com o Inbound Marketing e, depois, realizar um contato mais direto, pessoal e dinâmico, se necessário.

Inbound Marketing é excelente para atrair interessados no que você oferece

O mundo ama o Inbound Marketing porque se trata de uma maneira eficiente de atrair possíveis clientes com menos esforço e recursos financeiros. É possível obter leads através de conteúdos no blog, redes sociais, e-mails marketing e campanhas patrocinadas.

O vendedor não precisa ficar ligando o dia todo, tentando bater metas impossíveis. O maior trabalho está em entrar em contato com os leads obtidos, entender o funil de vendas e garantir que esse contato aconteça no momento certo.

É uma estratégia poderosa, pois, pode ser adaptada para o momento da empresa, flexibilizada e personalizada. Não existe uma “receita de bolo” sobre como deve ser, é algo que vai sendo construído gradualmente e remodelado com frequência. 

Outbound Marketing funcional

Você ainda pode realizar uma prospecção mais ativa em eventos, pois o público será consideravelmente mais qualificado do que listas de contatos compradas por aí.

São pessoas que possuem um interesse em comum com o que você oferece. Ter um estande e representantes em eventos ajuda a divulgar sua marca e a conquistar alguns clientes de maneira ativa. É algo pontual, mas bastante funcional, quando realizado da maneira correta.

Além disso, se você obtiver uma lista de contatos realmente precisa, que vai de encontro com o público que você busca para sua clientela, pode valer a pena realizar algumas ligações. O grande “xis da questão” é obter uma lista como essa. A maioria não é filtrada, não possui qualificação alguma e ocasiona na perda de tempo.

Portanto, fica a recomendação: deixe o Outbound Marketing para eventos e ocasiões específicas. 

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