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Métricas de Vaidade x Métricas Confiáveis – o que importa para sua estratégia?

As métricas de vaidade representam um perigo no Marketing Digital. Muitos se esquecem de olhar para o que realmente importa e acabam focando apenas em números que não são tão relevantes assim… É preciso ter muita calma para analisar tudo com cuidado e definir o que realmente vale para sua estratégia.

As pessoas se emocionam facilmente com o número de pageviews em um site, por exemplo, mas sequer entendem a origem do tráfego e para onde todas essas visualizações vão depois. Afinal, onde elas culminam?

O que são métricas de vaidade no marketing digital?

São números que não significam tanto e, apesar de encherem os olhos, acabam por não representar a verdade absoluta sobre o sucesso das suas campanhas ou site, e podem esconder dados bastante desagradáveis.

Essas métricas incluem:

  • Pageviews;
  • Cliques;
  • Downloads;
  • Reações (Facebook);
  • Likes;
  • Compartilhamentos;
  • Seguidores.

Nossa! Significa que você deve abandonar essas métricas? De forma alguma. Elas têm a sua devida importância. Afinal, o número de compartilhamentos mostra que seu conteúdo é legal, né?

Sim! Mas, em uma campanha, isso não significa absolutamente nada. Não dá para medir o sucesso das suas estratégias APENAS por qualquer um desses números. Páginas com 100 seguidores podem ter resultados melhores do que páginas com 1000, e assim por diante.

O importante é definir as metas e saber analisar cada uma das métricas dentro desse contexto, não apenas de forma isolada.

Métricas que fazem a diferença na sua estratégia

Além de analisar as métricas de vaidade em um contexto geral, não apenas de forma isolada, existem outros dados que podem fazer toda a diferença na sua estratégia. São eles:

A taxa de conversões

O retorno sobre seu investimento em campanhas pode ser medido de acordo com o número de conversões. Quanto você recebeu, de acordo com seu investimento?

A conversão é o objetivo da sua campanha. Se houve um clique para entrar em contato ou uma venda direta, a escolha é sua. O que importa aqui é o número que você terá de conversões.

Custo de aquisição por cliente

O custo de aquisição por cliente é importante para que seus resultados sejam escaláveis. Se o custo está alto e continua aumentando, algo está errado, pois, a ideia é que ele seja o mais baixo possível.

Saber o custo de aquisição por clientes tem impacto direto no seu ROI.

Visitantes

Enquanto as pageviews podem ser de usuários que visualizaram uma mesma página incontáveis vezes, o número de usuários é mais realista, pois mostra quantas pessoas visitaram o seu site de maneira individual.

Retornos não são contabilizados. Portanto, estamos falando de novos usuários. Saber esse número faz a diferença, pois significa que seu site continua sendo movimentado e visitado por novas pessoas, que podem se mover pelo funil.

A taxa de usuários que retornam também é importante, pois significa que você está retendo audiência.

No fim das contas, o que determina quais métricas são importantes para sua campanha é o seu objetivo. As métricas de vaidade não são, de forma alguma, ruins. Mas, precisam ser acompanhadas com a ciência de que, sozinhas, não revelam o total de sucesso do que você planeja.

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