Uma venda realizada com sucesso, não se resume apenas em uma venda é um processo que tem como base principal a experiência do cliente, ou seja, o sentimento que ele sente ao ter contato com seu trabalho. O consumidor pode se sentir mais relaxado, alegre, emocionado, animado, com fome, entre outras sensações.
É muito importante que por meio de uma ótima experiência com seu serviço, o cliente sinta a sua dedicação, respeito e carinho; mas para que isso aconteça, você precisa conhecê-lo e dedicar-se ao máximo, para lhe proporcionar uma experiência incrível.
“A experiência do cliente não é uma despesa. Gerenciar a experiência do cliente fortalece sua marca.”
Stan Phelps
Quando o cliente tem uma experiência desagradável com seu produto, você perde mais do que um freguês!
O consumidor que tem uma excelente experiência com seu ofício, provavelmente vai recomendar seu trabalho para os amigos, fazendo com que mais pessoas sintam curiosidade, procurem e comprem o seu produto; do ao contrário, se o indivíduo, sentir-se mal com o serviço que você ofereceu-lhe, decerto além de você correr o risco de perdê-lo, correrá também o risco de perder possíveis clientes, pois se o mesmo compartilhar com as pessoas próximas que não gostou do seu trabalho, serão pequenas as chances delas se arriscarem a conhecer a sua marca, por mais visível que ela esteja no mercado.
Quais os malefícios do cliente ter uma experiência ruim com seu produto?
Os malefícios dão vários: perda da confiança do cliente; falta de retorno; o cliente além de criticar, não vai recomendar seu trabalho para outras pessoas , por conta do atendimento ruim que recebeu; perca de dinheiro, pois tem empresários que para tentar compensar o péssimo atendimento prestado, dão outro produto para o consumidor, dão desconto e uns até devolvem o dinheiro, mas mesmo tendo todas essas atitudes, não tem garantia que vai conseguir reconquistar o freguês, que pode passar a comprar com a concorrência.
Dicas para entregar uma sublime experiência para os clientes
– Ofereça um produto ou serviço de qualidade
Alguns empresários se destacam no mercado por venderem produtos baratos, mas esses produtos em muitos casos apresentam má qualidade.
Não venda o que você não compraria. Você compraria o seu produto ou serviço?
Procure sempre entregar o melhor, pois a melhor propaganda é o trabalho bem feito!
“É melhor que a experiência do cliente esteja no topo da sua lista quando se trata de prioridades em sua organização. A experiência do cliente é o novo marketing.”
Steve Cannon
– Um grande profissional é antes de tudo um grande ser humano!
Algumas pessoas têm o hábito de julgar as pessoas pelas suas vestimentas, pelo jeito e por outros detalhes; e ao suspeitar que a pessoa não vai comprar determinado produto ou serviço, não dá atenção ou trata mal o indivíduo, para espantá-lo do estabelecimento.
Um empreendedor de sucesso sabe que todas as pessoas merecem ser tratadas com dignidade e respeito, independente da condição financeira e independente de adquirir ou não o serviço. Trate seus clientes com igualmente!
A atitude de tratar um consumidor melhor que o outro, além de provocar ciúmes, pode resultar em perda de clientes.
– Solucione o problema apresentado!
Um empreendimento tem que ter um plano se soluções, atrelado a empresa e aos produtos. Se o empreendedor não puder resolver determinada situação (ex: troca de roupa), pelo fato de ter passado do prazo para trocar, não significa que deve tratar o cliente de qualquer maneira.
A atitude correta diante dessa condição turbulenta, é explicar a situação com carinho e educação, para que ele compreenda, sempre fidelizando; dessa forma você preserva um bom relacionamento com o freguês e se por um acaso ele se revoltar e fazer um escândalo, você tem a consciência que fez o melhor que podia fazer.
– Seja amigo dos meios de comunicação
Além de entregar um excelente atendimento pessoalmente, é muito importante que o proprietário do empreendimento, mantenha um ótimo atendimento por outros meios (ex: pela internet, por meio das redes sociais…), pois dessa forma você terá em mãos a oportunidade de oferecer um contato humanizado, estendendo ainda mais a relação com os clientes.
Sendo amigo dos canais de comunicação, além de você manter uma boa relação com o cliente, você poderá estudar maneiras de melhorar a relação com eles e também aperfeiçoar sua maneira de trabalhar, para entregar um trabalho rico em capricho em todos os ângulos possíveis.
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