Sabe quando você pesquisa por alguma coisa no Google (ou qualquer outro buscador)? Vários resultados aparecem, certo? Isso acontece por conta do SEO (Search Engine Optimization). Não confunda com CEO (cargo)!
O SEO é um conjunto de boas práticas que fazem com que os motores de busca valorizem um determinado site ou conteúdo. Com isso, o algoritmo entende que a página é relevante (o que faz com que determinado resultado apareça nas primeiras posições).
Muito disso é determinado pelo SEO, com exceção das posições pagas, onde ficam localizados os anúncios.
5 dicas de SEO para iniciantes
Agora, sem mais delongas, vamos às dicas de SEO para quem deseja começar
1 – Tenha um site bem desenvolvido
Um site bem desenvolvido não é apenas bonito. É necessário que a navegação seja fluida, fácil e muito ágil. Além disso, suas páginas mais importantes e mais procuradas devem ser fáceis de acessar, sempre à vista do usuário.
Todo o desenvolvimento do seu site precisa ser pautado na experiência do usuário e na arquitetura da informação, que é criada com base no que seus clientes em potencial procuram, o que precisam, o que gostam e o que desejam.
Se o seu site não for otimizado para SEO, você jamais irá aproveitar todos os benefícios das estratégias.
2 – Trabalhe com uma estratégia de palavras-chave
As palavras-chave devem ser selecionadas com muito cuidado. É preciso se colocar no lugar da pessoa que está do outro lado e entender como ela está pensando, que buscas poderá fazer e como se comporta. Esse é um trabalho difícil e é um dos muitos motivos pelos quais o SEO demanda a atuação de um especialista.
A estratégia de SEO precisa considerar a jornada do usuário até se tornar seu cliente – e além. As jornadas de cada usuário são diferentes, muito particulares. Mas, ao mesmo tempo, compartilham padrões e momentos. Há aqueles que sabem que têm um problema, mas não têm ideia de por onde começar.
Tem quem já saiba tudo que precisa saber, mas ainda não decidiu adquirir uma solução para o problema. Essa pessoa só precisa de um empurrãozinho.
E quanto àqueles que já entendem que têm um problema, precisam resolvê-lo, mas não sabem por onde começar?
Funciona como um funil de vendas, onde cada etapa requer uma abordagem e oferece possibilidades diferentes. Tudo isso depende de uma estratégia de SEO e Posicionamento Digital.
Para ter sucesso com sua estratégia de palavras-chave, você precisa cobrir todas as áreas do funil, isto é, se quiser que seus visitantes eventualmente se tornem seus clientes.
3 – Crie uma estratégia de conteúdo
Quanto melhor e mais conteúdo você tiver (cerca de 4 artigos mensais, além das páginas principais representam um bom começo), melhor posicionado será o seu domínio.
O planejamento pode ser trimestral, semestral ou anual. É importante haver congruência entre os temas trabalhados e garantir que tudo faça sentido dentro de uma perspectiva de estrutura de conteúdo. Afinal, não adianta só jogar um monte de textos aleatórios no seu blog, eles precisam ter uma certa continuidade, de forma a levar o usuário por uma jornada – que culmina na oferta irrecusável.
Existem exceções, sim. Nem todo assunto trabalhado precisa ter conexão direta com o produto, serviço ou solução que sua empresa oferta. É possível lançar temas informativos e conteúdos atemporais.
4 – Inspire-se através de concorrentes
Seus concorrentes são excelentes referências para suas estratégias de SEO. É importante saber o que eles estão fazendo, que palavras-chave estão utilizando e que objetivos estão buscando. Tudo isso é possível através de uma análise minuciosa em seus sites e conteúdos de blog.
Inspirar-se não significa copiar! Portanto, não adianta dar CTRL+C e CTRL+V nos textos do seu concorrente, pois isso irá ter o efeito contrário no seu site. O Google saberá qual texto veio primeiro e irá te penalizar.
Além disso, vale a pena entender a estratégia do concorrente, e não simplesmente reescrever os mesmos assuntos sem um planejamento, pois não significa que a concorrência está acertando ou que o público que consome seus produtos ou serviços seja idêntico ao consumidor do concorrente.
5 – Nunca fique satisfeito
O SEO precisa ser revisado periodicamente. Por isso, é sempre bom analisar os resultados das publicações após cerca de seis meses, entender o que funcionou, o que não deu certo e o que pode melhorar. Isso será de grande valia para determinar os próximos passos da sua estratégia de SEO.
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