O universo da contabilidade é vasto, e é muito fácil se perder nele. Especialmente quando você tem tanta concorrência praticando o Marketing Contábil de maneira tão agressiva.
Mas, sabe de uma coisa? Nem todos eles estão fazendo tudo corretamente. Muitos dos seus concorrentes estão praticando apenas o básico, aquilo que eles escutaram de alguém, algum guru ou até conhecido. Aquela velha história do “faz isso… Vai funcionar.”
Não é minha função julgar o trabalho de ninguém. E, de verdade, eu acredito que essas coisinhas “básicas” possam funcionar, sim. Até um certo grau, pelo menos. Afinal, todo esse conhecimento precisa ter vindo de algum lugar, e se tantas pessoas estão usando, certamente há um fundo de verdade em tudo isso.
E digo mais: de fato, existem algumas receitas “de bolo” para o Marketing Digital, mas nem tudo se resume a elas. É preciso entender o contexto e o momento do negócio ao qual a metodologia será aplicada. Do contrário, você arrisca se manter genérico e pouco atrativo, diante do oceano de contabilidades em toda a sua região.
Vamos fazer uma analogia ao Marketing Contábil…
Eu amo a praia e amo o mar. É muito bom poder curtir um dia de sol com a minha família e observar os barcos no horizonte. Aliás, toda essa paixão serviu de base para eu identificar meus clientes com o porte de diferentes embarcações, que navegam por um mar de negócios e oportunidades… É assim que eu vejo o mundo, e por alguns minutos, te convido a vê-lo da mesma forma.
Bom, a sua empresa contábil agora é uma embarcação. Pouco me importa se é um barquinho, uma lancha, um iate, um navio ou um porta-aviões. Meu ponto é que você está no mar e está navegando no mesmo espaço que vários outros barcos (concorrentes). Aliás, já me adianto e peço desculpas a quem entende de navegação e barcos: talvez eu cometa um erro aqui e outro ali, mas quero que você pegue a ideia geral da coisa de uma forma lúdica.
Sua empresa é uma embarcação e, atualmente, há um oceano de oportunidades no qual você pode navegar. Esse oceano esconde muitas riquezas em forma de negócios, mas também perigo. E se não bastasse isso, várias outras embarcações estão buscando as mesmas riquezas que você.
Toda embarcação precisa de uma tripulação para funcionar, certo? A menos que ela seja realmente pequena e individual, e mesmo assim, deve contar com instrumentos e a experiência do Capitão… Digamos que algumas das embarcações que estão no mar já têm um Capitão e uma tripulação extremamente experientes. Eles estão prontos para partir em aventuras que, por enquanto, quem está em embarcações menores apenas sonha…
Por que alguns barcos têm mais sucesso que outros?
O segredo não está apenas na tecnologia, nos instrumentos utilizados. Tudo depende da experiência e de quem faz parte da tripulação. Um bom Capitão sabe reconhecer suas limitações, encontrar oportunidades e identificar as melhores opções para se juntarem à sua tripulação.
É justamente por isso que alguns Capitães têm mais sorte que outros. Não é só uma questão de sorte, é também de conhecer bem o ambiente que o cerca, as próprias ferramentas à disposição, os barcos concorrentes e, claro, as oportunidades.
Quero que você visualize essas oportunidades como pessoas em ilhas e portos, dispostos a fazer negócios, alguns muito lucrativos, outros nem tanto.
Acontece que, para essas pessoas, a apresentação é tudo. Com isso, as embarcações maiores se destacam pela pompa, a recepção, o atendimento e a vontade de fazer acontecer. Experientes, eles têm muitas histórias para contar sobre como desbravaram os sete mares, encontraram oportunidades incríveis e fizeram conexões memoráveis.
Já as menores, menos experientes e com pouca “pompa”, por dizer assim, não têm muito a mostrar. A única forma que elas encontram para se destacar é baixar os preços e contar com a sorte dos clientes acharem isso atraente o bastante.
O problema do Marinheiro que viajou demais (a história do Contador que não conhecia o Marketing Contábil)
Quando um marinheiro viaja demais em busca de clientes, ele gasta muitos recursos, cansa sua tripulação e arrisca alguns fracassos. É natural, afinal, ele não sabe muito bem o que está fazendo e claramente não possui as ferramentas certas para alcançar novas oportunidades.
E então… O que acontece? Ele navega, navega, navega, reduz os preços o máximo que pode, mas sempre precisa de mais clientes. O marinheiro está sempre correndo atrás de mais para garantir mais um mês de sobrevivência… E enquanto faz isso, acaba lucrando menos do que poderia, além de abandonar os clientes que já tinha, não porque quer, mas porque não terá tempo para cuidar deles como deveria…
Aliás, eu já disse que o oceano é muito vasto? Há várias embarcações procurando por oportunidades, e basta um pouco de pompa e uma oferta irrecusável para o cliente que você, sem querer, abandonou, se tornar cliente de outra embarcação. Às vezes, essa outra embarcação nem é maior que a sua, não é mais organizada, tampouco é tão precisa no que faz… Ela apenas atende o cliente como ele quer ser atendido e mostra que está sempre ao lado dele.
É isso que basta para você perder um cliente.
Voltando ao mundo real…
Viu só? Toda essa analogia se aplica à realidade de vários contadores que conheço, e tenho certeza que outros tantos se encontram nessa mesma situação Brasil afora. Negociando preços, recolhendo migalhas e abrindo mão do valor do próprio trabalho.
Quando o contador não se valoriza, quando a empresa contábil não cuida da própria imagem, o cliente não a valoriza. O que antes parecia essencial se torna apenas mais um fardo financeiro, e é questão de tempo até isso ficar pesado demais e você ser trocado por alguém mais barato ou que entregue mais valor.
Existe um farol que guia empresas como a sua rumo às melhores oportunidades
Quando você conhece o Marketing Contábil, percebe que ele pode te ajudar. A proposta parece até boa demais para ser verdade, mas você está disposto a ouvir o que a agência está propondo, e caso isso soe como música para os seus ouvidos, você certamente irá confiar nela.
Nessa história toda, uma agência de Marketing Contábil também é como uma embarcação, mas de suporte. Ela encontrou, nesse vasto oceano, várias embarcações de diversos tamanhos, perdidas e desesperadas. O que fazer, então?
A agência oferece os seus serviços e promete guiá-las até um farol, para que elas se sintam confiantes, possam encontrar o seu caminho e explorar novas oportunidades. E é assim que nasce uma parceria. Mas, para que isso aconteça, é preciso que a agência mostre a que veio, apresente seus cases de sucesso, os resultados alcançados e exemplos de clientes satisfeitos.
É preciso ir além daquelas promessas básicas e saber, exatamente, que tipo de trabalho será feito pela sua preciosa embarcação. Não se trata apenas de quantos clientes você irá obter, mas de que ações serão realizadas, quando elas vão acontecer e como elas devem te favorecer!
Você está trabalhando com estratégias de Marketing Contábil ou achismo?
O Marketing Contábil deve ser realizado por especialistas, pois considera várias frentes da sua empresa contábil ao mesmo tempo. Primeiro, temos o posicionamento, o branding e a percepção do público diante da sua marca. Toda a comunicação da sua empresa contábil importa e deve ser analisada.
Em paralelo, há as oportunidades que você pode conquistar a curto, médio e longo prazo. Você precisa conhecê-las e entender os cenários mais vantajosos, que levarão sua empresa contábil a um novo patamar.
Além disso, há a frente de relacionamento. Como sua empresa contábil se relaciona com clientes antigos, atuais e futuros? Que ações estão sendo realizadas neste sentido? Como você pode usá-las para aumentar a sua receita?
Todos achamos que sabemos de algo. Mas, a verdade é que nenhum de nós está isento de cometer erros e se perder do caminho, mesmo que apenas ligeiramente. O ponto é que você precisa saber diferenciar suas impressões de estratégias reais, que funcionam.
Precisa compreender como as receitas prontas de Marketing Digital, fórmulas básicas e outras promessas vagas compõem apenas uma pequena parte do caminho. Deve saber qual é o próximo passo e quais os cenários possíveis.
A sua empresa tem uma assessoria de Marketing Contábil?
Ninguém é o dono da verdade. Nem eu e nem você! Por isso, deixo claro: Marketing Contábil não é uma ciência absoluta e imutável. É algo que flui, como a água, e está sempre mudando. Existem tendências, oportunidades, deficiências e cenários desfavoráveis. É importante saber reconhecer tudo isso e se adaptar o quanto antes.
Afinal, basta uma tempestade para virar uma embarcação de cabeça para baixo e deixar toda a tripulação apavorada e perdida. Não quero te prometer nada, mas te convido a conhecer o que a UX4YOU faz por empresas como a sua. Como trabalhamos com seu posicionamento digital de forma natural e prática.
Vamos tomar um café, conversar um pouco sobre a sua história, conhecer os resultados que já obtivemos para empresas contábeis como a sua e as oportunidades para o futuro?
Estou te esperando. Aqui, você sempre encontrará um amigo, parceiro, fornecedor e farol para te ajudar a encontrar um refúgio com oportunidades.