As facetas da Experiência do Usuário

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
experiência do usuário- UX Academy

A experiência do usuário faz toda a diferença quando falamos em estratégias digitais. Muito mais do que apenas pensar na usabilidade, é necessário pensar em como o usuário se sente ao entrar em contato com algum conteúdo seu.

Isso é uma verdade no marketing de conteúdo, no design e também na prestação de serviços, e quando existe a consciência de que é preciso entregar uma experiência rica por parte do empresário, o resultado é fantástico.

Essa questão das facetas da Experiência do Usuário foi levantada em 2004 por Peter Morville. Ele criou um diagrama para ajudar clientes e profissionais sobre a necessidade de pensar além da usabilidade.

O diagrama tem forma de colmeia, e cada favo é uma faceta diferente, podendo atender a diferentes propósitos simultaneamente. Entender esse diagrama ajuda a compreender como nós, da UX4YOU, oferecemos serviços a nossos clientes e como executamos o trabalho, pensando muito além da utilidade.

Quais são as facetas da experiência do usuário?

Utilidade 

Um prestador de serviços que não questiona a utilidade do próprio trabalho está fadado a cometer e repetir erros incessantemente. O cliente irá realizar solicitações pessoais, mas é preciso ter coragem e criatividade para projetar soluções inovadoras e não se prender aos clichês do mercado. O que funciona, funciona. O que não funciona, precisa ser revisto, e o cliente deve ser educado a respeito do que será útil.

Usabilidade 

Facilidade é necessária, mas não suficiente. É necessário que as soluções criadas tragam usabilidade, mesmo que para isso, a facilidade na interação entre humano e serviço ou humano e máquina tenha de ser reduzida.

Encontrabilidade 

É sempre bom encontrar o que é necessário com facilidade. Por isso, é preciso haver um grande esforço para criar a melhor experiência de navegação, onde o usuário localiza o que precisa sem dificuldade.

Acessibilidade 

Acessibilidade é imprescindível. As pessoas com deficiência devem ser respeitadas, e por isso, os sites que produzimos precisam oferecer opções para facilitar seu acesso.

Desejável

Nossa busca pela eficiência deve ser equilibrada pela apreciação do poder e valor de uma imagem, identidade, marca.

Credibilidade

O Web Credibility Project nos possibilita compreender os elementos de design que aumentam a credibilidade dos nossos projetos.

Valioso 

A experiência do usuário deve agregar valor aos stakeholders. É necessário que os objetivos das organizações sejam cumpridos e que nosso trabalho auxilie no seu desenvolvimento, otimizando a satisfação do consumidor.

O trabalho da UX4YOU é pautado nessas facetas da experiência do usuário. Visamos sempre entregar o melhor resultado, muito além da usabilidade. É necessário respeitar cada um desses detalhes para entregar experiências realmente únicas, que agregam valor à marca e possibilitam a você alcançar seus objetivos.

Conheça nossos projetos e saiba por que a UX4YOU é a agência ideal para cuidar do seu negócio.

O que você achou disso?

Clique nos ícones

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Confira estas publicações relacionadas!

Cadastre-se! 1 vez por semana no seu e-mail as dicas TOP+

Junte-se ao grupo de empreendedores apaixonados
por inovação e diferenciação de mercado.