Como fazer um site que atrai, encanta e converte?

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Como Fazer Um Site Capa - Blog UX4YOU

Sumário

Saber como fazer um site é apenas o primeiro passo na jornada do crescimento digital de uma empresa. Hoje, com tantas ferramentas que prometem a criação rápida e quase automática de sites, é perfeitamente possível que qualquer negócio tenha sua própria página na web.

Mas, como garantir que esse site seja suficientemente atraente para os seus clientes em potencial? O que fazer para que ele traga resultados para o negócio? Essas são perguntas que precisam cruzar a sua mente antes de você começar a produzir o seu site se quiser obter resultados com ele!

Como fazer um site – entendendo o seu propósito

O propósito de um website é, entre muitos outros, mostrar aos seus clientes e potenciais clientes que você existe. Ele é uma vitrine, mas também uma porta de entrada. Uma forma das pessoas chegarem até você e adquirirem seus serviços. 

Então, seu site irá servir para:

  • Atrair tráfego;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Ampliar o alcance da sua marca;
  • Gerar conversões.

A construção do seu site depende do seu entendimento sobre seu propósito. A parte mais fácil sobre um site não é o desenvolvimento em si, mas a estratégia por trás dele. É por isso que hoje existem tantas plataformas que genuinamente auxiliam empreendedores a construírem seus ambientes digitais, para facilitar ainda mais essa parte.

Mas, ao final do dia, você ainda vai precisar de estratégia. Será necessário desenvolver uma arquitetura muito sólida para as informações que você deseja transmitir ao seu público-alvo. 

Digamos que você já tenha feito um site antes…

Tudo deve ser planejado meticulosamente para evitar efeitos indesejados. Veja, um site pode ser lindo, mas se demorar para carregar, se torna cansativo e problemático. Já um site com uma aparência mais amadora, pode levar a mais conversões que o seu. Por que será?

Pode ser que a performance e a arquitetura de informações desse outro site vá de encontro com o que o seu público-alvo precisa e procura. Já o seu site é lindo, mas não entrega a mesma praticidade e agilidade na experiência. Por isso, você perde parte do tráfego que poderia conquistar.

Entendendo a Arquitetura da Informação

A arquitetura da informação é um dos pontos principais do desenvolvimento de sites. Basicamente, se trata da maneira como as informações serão disponibilizadas nas páginas. Para isso, é considerada a experiência do usuário. O desenvolvedor se coloca no lugar do visitante para entender como ele irá se sentir ao acessar o site.

Como Fazer Um Site Com Ux - Blog UX4YOU

E é, em grande parte, isso que irá determinar o layout do seu site. Imagine isso como uma planta (de construção), onde definimos a quantidade de páginas, quais informações serão priorizadas, onde ficarão os pontos de conversão etc. É aí que está a “mágica” para um site funcionar bem e trazer resultados. Mais do que simplesmente deixá-lo bonito, garantimos que ele terá uma peformance impecável.

Entendendo a performance do seu site

Parte de fazer um site é saber garantir sua performance máxima. Da arquitetura de informação ao layout, até o desenvolvimento com códigos limpos e a certeza de que o servidor de hospedagem é realmente bom. 

Tudo isso precisa ser considerado, pois impacta diretamente na velocidade de carregamento e na experiência que o usuário terá do outro lado. Se você já construiu um site e não se importou tanto com esses detalhes, provavelmente terá alguns problemas para criar pontos de conversão e até para escalar os acessos do seu site. 🤔

Vários fatores são considerados para determinar a performance de um site. Quem mede isso é a própria Google, e se o seu site apresentar resultados abaixo do esperado, ele dificilmente alcançará boas posições nas páginas do buscador.

Criando um visual impecável

A beleza de um bom site não depende apenas do seu gosto pessoal. Todos temos algum grau de ego, especialmente quando criamos algo. Mas, te digo: na hora de criar um site, o que importa é o seu cliente e como ele se sente acessando suas páginas.

O esquema de cores, a escolha de formas, imagens e conteúdos multimídia precisam ir de encontro com o que sua marca deseja comunicar e com o que o seu cliente espera. Não dá para escolher as cores favoritas da sua esposa e simplesmente esperar que tudo faça sentido, rs.  😂

Faço essa observação porque é um caso clássico: o cliente escolhe uma série de cores que não têm a ver com o que ele precisa, porque quer agradar o amor da vida dele. Eu entendo, mas infelizmente não é como funciona!

Palpites são prejudiciais para o desenvolvimento do seu site. Você pode e deve opinar, aprovar, consultar, mostrar para as pessoas próximas de você e até seus clientes! Mas, não deixe isso interferir demais no seu próprio julgamento e na orientação dos especialistas. Afinal, eles sabem como fazer sites e provavelmente estão fazendo isso há bastante tempo. ☺️

O Mobile importa – e muito!

Não são poucos os meus clientes que têm a maioria dos acessos oriundos de dispositivos mobile. Esse também pode ser – e provavelmente será – o seu caso. Portanto, seu site precisa estar preparado para entregar uma experiência mobile sem igual.

Eu não falo só de um site que se encaixe em qualquer tamanho de tela. A arquitetura das informações é diferenciada em um dispositivo móvel, e você deverá ter uma versão exclusiva para o público que acessa seu site através de celulares e tablets. Isso faz uma diferença gigantesca e te permite estar em mais lugares, alcançando mais pessoas.

Como Fazer Um Site Mobile - Blog UX4YOU

Conte comigo e a UX4YOU para cuidar do desenvolvimento da sua nova casa digital. Somos especialistas em desenvolvimento de sites e gestão de tráfego. Vamos tomar um café e conversar a respeito? 😉

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