Posicionar sua empresa na internet deve ser sua primeira preocupação antes de investir em Marketing Digital. Todo negócio precisa atrair oportunidades e clientes para ter sucesso. Uma empresa com fins lucrativos deve gerar lucro e, para isso, deve manter a máquina sempre girando. Mas, como fazer isso, exatamente?
Muito se fala por aí sobre a importância do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo. Você sabe como isso funciona, na prática? Como cada elemento de uma estratégia digital deve se encaixar na forma como sua empresa é posicionada na web?
Hoje você aprenderá tudo isso e mais um pouco com a nossa minissérie de posts sobre Gestão de Tráfego. Será uma jornada em 3 pequenas partes, mas muito informativas. É o tipo de conteúdo que você pode ler em apenas cinco minutinhos do seu dia, sem comprometer sua rotina ou se entediar. Ah, e não se preocupe: tudo está numa linguagem bem tranquila para sua compreensão, mesmo que você não entenda nada de marketing digital.
O que significa posicionar sua empresa? O que é posicionamento digital?
A maneira como sua empresa se posiciona diz muito sobre ela. Isso significa que toda sua comunicação influencia a forma como clientes em potencial, curiosos e até concorrentes a enxergam. E antes de trabalhar em captar novas oportunidades, é preciso garantir que todas as estrelas estejam alinhadas, que sua comunicação esteja impecável e que as forças do seu negócio estejam em destaque em todo o ambiente digital.
O Marketing Digital começa pelo posicionamento. Sabemos que, como alguém que está investindo em algo, você quer ver o retorno disso o quanto antes. Entretanto, é preciso compreender que tudo tem seu tempo e é preciso seguir um processo para garantir os melhores resultados. Afinal, ninguém quer coletar apenas migalhas como resultado de um trabalho tão complexo!
Mas, vamos lá… Quando toda sua comunicação aponta para suas especialidades, quando existe uma preocupação real em demonstrar que seu negócio traz benefícios, soluções, tranquilidade e muito mais valor à vida do cliente, a percepção do público sobre o que seu negócio faz muda completamente…
As frentes de posicionamento incluem:
- Seu site;
- Suas redes sociais;
- Seu blog;
- Qualquer texto ou vídeo institucional.
Você não precisa trabalhar tudo isso ao mesmo tempo. E sim, há outras frentes que se conectam com outras áreas, como relacionamento e vendas. Mas, para quem está começando a entender como posicionar sua empresa, é importante dar um passo de cada vez.
É possível atrair oportunidades e clientes pela internet com o Posicionamento Digital?
É muito fácil falar que oferecemos marketing digital e posicionamento para empresas. Uau, parece até uma frase pronta, não é mesmo? Mas, quantas pessoas realmente entendem o que isso significa?
Para nós, é muito mais vantajoso – e prático – dizer que ajudamos pessoas, empresas e negócios a se encontrarem. Que criamos a ponte entre grandes ideias, incríveis produtos e excelentes soluções a quem precisa delas e as busca ativamente. Ah, e também ajudamos pessoas a descobrirem que precisam de um produto ou serviço que sua empresa pode oferecer. Afinal, informar também é parte de uma estratégia de posicionamento.
Isso vale para todas as empresas do mundo?
Não. Depende do ritmo de cada negócio e do estágio de cada empresa. Negócios já posicionados não precisam retrabalhar seu posicionamento, e muitos sequer fazem um trabalho ativo nesse sentido. Entretanto, nenhuma marca se torna grande sem uma base forte, certo?
E onde entram os resultados nisso tudo?
Essa é a pergunta que mais recebemos. Bem, os resultados vêm com o tempo. Uma estratégia de posicionamento engloba um período considerável de tempo – entre seis meses a um ano. E os resultados desse trabalho são graduais. Não se engane, você irá percebê-los já no começo, se souber para onde olhar e que ótica utilizar.
- O posicionamento não precisa vender no primeiro momento.
- Posicionar-se significa alinhar sua comunicação para o que o mercado espera e precisa.
- Uma empresa que não se posiciona corretamente pode até vender, mas corre o risco de não cativar e reter clientes.
As vendas propriamente ditas devem ser trabalhadas em estratégias complementares, que podem correr em paralelo com o trabalho de posicionamento. Uma empresa que tem suas frentes de comunicação retrabalhadas pode investir em maneiras de vender mais, como anúncios nas redes sociais e no Google, entre outras. Apenas é necessário entender o que é cabível dentro de cada contexto.
No final, tudo se conecta. O marketing é uma coisa só e cada etapa trabalhada dentro dele agrega um resultado maior, colabora para um grande objetivo ou meta. Isso pode ser a geração de novas oportunidades, um novo direcionamento no mercado, o lançamento de um produto ou serviço, entre outros.
Saber o que dizer, para quem dizer, quando dizer e como dizer é parte de uma estratégia de posicionamento. Se sua empresa não tem isso, ainda não é hora de mirar na captação de novas oportunidades.
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